CEA premia e celebra alunos e famílias como protagonistas em etapa local do Concurso Cultural Sicoob 2025

Fotos: Alessandro Bitti.

O Centro Educacional de Aracruz (CEA) promoveu, no dia 7 de outubro, no miniauditório da escola, a cerimônia local de premiação do Concurso Cultural Sicoob 2025, cujo tema é “Diversidade que soma, cooperação que multiplica. O evento reconheceu o talento e o empenho dos estudantes do Ensino Fundamental nas categorias “Desenho”, “Texto Narrativo”, “Poema” e “Tira em Quadrinhos”, com a entrega de medalhas, certificados e squeezes.

A diretora escolar, professora Adriana Recla Sarcinelli, abriu a cerimônia destacando a importância da presença das famílias na trajetória educacional dos alunos. “Optamos por realizar as entregas de medalhas sempre com a presença da família. Isso estimula o aluno a estudar cada vez mais e a se desenvolver. A presença da família faz toda a diferença”, afirmou Recla. Ela ressaltou ainda que o concurso é resultado de uma parceria sólida entre o CEA e o Sicoob e que o tema deste ano foi amplamente trabalhado nas turmas: “É um tema que todo dia tem que ser falado: respeito às diferenças e o viver coletivo”, destacou.

Incentivo familiar e valores cooperativistas

O gerente da agência Sicoob de Aracruz, Arthur Campos Barcellos, parabenizou os alunos e fez questão de reconhecer o papel das famílias no incentivo à educação: “Quero dar os parabéns e o incentivo também aos pais, que apoiaram e estão juntos. É um momento muito importante para os jovens e para as famílias que participam dessa conquista”, disse. Ele acrescentou que a campanha deste ano reforça valores essenciais para a convivência e o crescimento pessoal: “O diferente soma, e isso é muito vantajoso para todos. A inclusão traz o pensamento de sermos pessoas melhores”.

A gerente de relacionamento do Sicoob, Danila Nascimento Miranda Magri, também destacou o envolvimento do CEA no concurso. Segundo ela, o engajamento da escola tem possibilitado que alunos avancem para as etapas regional e estadual. “Já tivemos aqui crianças que passaram pela etapa local, foram para a regional e depois para a estadual. Nossa expectativa é que cheguem até a nacional”, afirmou Danila. Ela reforçou ainda a importância da parceria entre a cooperativa e a escola: “É um trabalho de pensar de forma diferente, de ajudar o próximo e de estar junto da comunidade. É o jovem que vai fazer essa mudança, com o apoio da família”.

Escrita como ferramenta cognitiva

Ao encerrar a cerimônia, a diretora Adriana enfatizou que o CEA busca, além da participação em projetos culturais, estimular o desenvolvimento de competências essenciais, como a leitura e a escrita: “A escrita é um processo cognitivo que forma o pensamento complexo. Se o aluno não pratica, não desenvolve essa capacidade. Leitura e escrita são habilidades diferentes: uma é como ser passageiro; a outra é como dirigir – é preciso treinar”, comparou.

Com formação em Letras e doutorado na área, Adriana agradeceu aos professores e às famílias envolvidas e incentivou os alunos a continuarem se aperfeiçoando: “Esses concursos estimulam exatamente o que queremos promover em nossos alunos: que tenham um futuro maravilhoso”.

Alunos premiados e professores envolvidos

Foram premiadas, na categoria “Desenho”, do 3º Ano, as alunas Alice Nascimento Costa, do período matutino, e Maria Eduarda Soares Motta e Paolla Lorenzon Bertolini, do período vespertino. Na categoria “Texto Narrativo”, do 5º Ano, foram vencedoras as estudantes Maria Luiza Holanda Pontes Medina, Rebecca Victoria Souza Costa e Thayla Rodrigues Goes, todas do matutino.

Pela categoria “Poema”, do 7º Ano, as premiadas foram Amanda Recla Sarcinelli, Clarisse Benichio Barreiros e Laura Moro Bruzadelle, também do matutino. Por fim, na categoria “Tira em Quadrinhos”, do 9º Ano, as alunas vencedoras foram Ana Luiza Barbosa Lopes, Lavínya Bittencourt Satil e Yasmin Gomes Pina, do matutino.

O trabalho dos professores que orientaram as produções também foi reconhecido: Dulcineia Ruy Nossa e Bruna Barbosa Simora Matiuzzi (3º Ano matutino); Jéssica de Jesus Pinto Sodré (3º Ano vespertino); Janaína Aparecida Lopes da Silva (5º Ano); Wanesa Gonçalves Cuzzuol Mofardini (7º Ano matutino) e Glicineia Pelissari Lechi (7º Ano vespertino); e Lidimara Soares Monteiro (9º Ano).

Sobre o Sicoob Cultural 2025

O Sicoob Cultural é um concurso nacional promovido pelo Instituto Sicoob, que visa valorizar a criatividade, a cidadania e os valores cooperativistas. Podem participar alunos do 3º, 5º, 7º e 9º Anos do Ensino Fundamental de escolas públicas, privadas e cooperativas, com produções autorais e inéditas, elaboradas em sala de aula. O concurso ocorre em três etapas: local, regional e nacional.

Essa iniciativa reafirma o compromisso do Centro Educacional de Aracruz e da cooperativa com a formação integral dos estudantes do Ensino Fundamental, fortalecendo valores como respeito, solidariedade e cooperação – pilares fundamentais para uma sociedade mais justa e inclusiva.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br

PESQUISA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

POR CATEGORIA

Arquivos

ESCOLHA POR DATA

Categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS