Atividade “Pula Notas” ensina ritmo de forma lúdica a alunos do 1º Ano do CEA

Fotos: Divulgação.

Com o objetivo de tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo, o professor Gean Carlos Zorzal Santos promoveu a atividade “Pula Notas” com os alunos do 1º Ano “A” (matutino) do Ensino Fundamental do Centro Educacional de Aracruz (CEA). A proposta foi realizada durante a aula da disciplina de “Artes Musicais” e buscou ensinar, de forma prática e divertida, o valor das figuras rítmicas.

A dinâmica consistiu em associar o movimento corporal ao tempo de duração das notas musicais. Para isso, o professor desenhou figuras rítmicas em papéis grandes e as espalhou pelo chão da sala de aula, criando um percurso para os alunos. Os estudantes, então, pulavam de uma figura para outra, desenvolvendo a percepção de tempo e ritmo por meio do movimento. “Ao unir o movimento ao som, conseguimos tornar o aprendizado mais dinâmico, e isso desperta o interesse e a curiosidade das crianças”, destacou Gean Carlos.

Segundo o professor, a atividade foi muito bem recebida pelos estudantes e a metodologia foi um sucesso. “Foi uma excelente forma de fazer com que os alunos compreendessem o valor das figuras rítmicas de maneira prática e divertida”, explicou o docente do CEA, destacando o entusiasmo da turma durante a execução da tarefa. A atividade possibilitou que os estudantes compreendessem o valor das figuras rítmicas por meio da experiência corporal.

Um dos pontos altos da atividade foi a interação entre os alunos do 1º Ano “A”. Enquanto pulavam de uma figura para outra, as crianças se mostraram entusiasmadas e concentradas, fortalecendo tanto o aprendizado musical quanto o trabalho em equipe. Além disso, a proposta favoreceu o desenvolvimento da coordenação motora e da atenção, estimulando a noção de tempo e de duração dos sons.

Para a supervisora escolar do CEA, Rafaela de Souza dos Santos, atividades como essa são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças. “Quando o aprendizado envolve o corpo, o movimento e a brincadeira, as crianças se tornam mais engajadas e conseguem desenvolver habilidades como concentração, criatividade e socialização, que são essenciais para o processo de formação. Além disso, tornam o ambiente escolar mais acolhedor e estimulante”, afirmou Rafaela.

Essa iniciativa reforça o compromisso do CEA com metodologias ativas, inovadoras e integradoras, que valorizam o protagonismo do aluno e o aprendizado por meio da experiência. Essas metodologias podem ser aplicadas com criatividade, promovendo um aprendizado mais dinâmico e eficaz. A aula de “Artes Musicais”, nesse contexto, mostra-se uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento integral das crianças. A atividade garantiu a compreensão do conteúdo programático de “Artes Musicais” enquanto os alunos se divertiam e liberavam energia.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br

PESQUISA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

POR CATEGORIA

Arquivos

ESCOLHA POR DATA

Categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS