
A professora Lidimara Soares Monteiro, da disciplina de Língua Portuguesa, acompanhou os estudantes dos 6º Anos do Ensino Fundamental, turmas A, B, C e D, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), no Laboratório Maker para fazerem uma pesquisa sobre o tema “Variação Linguística”. Para realizar a atividade, os pequenos utilizaram os notebooks e a internet como fonte de pesquisa.
“Na semana passada, os alunos dos 6º Anos deram um show de protagonismo e aprendizado. Utilizando-se da pesquisa como elemento de construção de conhecimento. Pois é por meio dela que o estudante aguça sua curiosidade e tem a possibilidade de descobrir coisas novas compreendendo-as, o que muitas vezes não ocorre no ensino baseado na reprodução”, explicou a docente do CEA.
Além disso, segundo Lidimara a aula na sala Maker tem o intuito, também, de superar a discriminação relacionada as diferentes formas de falar do povo brasileiro, por meio de atividades de interação que envolvam todos os alunos. “O nosso objetivo com essa aula diferenciada foi possibilitar que o estudante do Ensino Fundamental pudesse compreender que a língua é constituída por variações linguísticas, e que estas devem ser respeitadas de acordo com as situações de produção”, afirmou a professora de Língua Portuguesa.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br