Nos dias 02, 04 e 05 de março, o Centro Educacional de Aracruz (CEA) promoveu uma roda de conversa entre os alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, turmas A, B e C, e seus avós. Os encontros aconteceram no auditório da escola e foram acompanhados pelo professor de História, Maurício Menezes, responsável pelo projeto “Recordar e reviver o passado”, que tem o objetivo de introduzir os procedimentos de investigação e escrita da História a partir da vida de cada aluno.
Durante o encontro, os avós relatam um pouco sobre a sua história de vida em uma roda de conversa e participam de um café da manhã compartilhado. “O “Recordar e reviver o passado”, é fundamental para analisarmos e percebermos as rupturas e permanências ocorridas ao longo do tempo, compreender a importância da memória e da História oral, entender as dificuldades que a geração passada sofria, etc”, explicou o coordenador do projeto.
Ainda segundo o professor Maurício: “A roda de conversa propicia uma interação estudantes-avós despertando cada vez mais a curiosidade e o respeito, resgatando assim, valores tão importantes na sociedade, que muitas vezes estão sendo esquecidos. Momentos como estes fazem com que o processo ensino-aprendizagem se torne cada vez mais prazeroso gerando uma aprendizagem significativa”, afirmou.
José Anchieta da Silva é avô de João Gabriel da Silva Bandeira, aluno do 6º Ano A e falou como foi essa experiência: “Foi muito legal reviver histórias do passado. Tudo o que foi falado se encaixava na minha vida. Todos os avós tinham sua história, mas parecia que éramos alunos da mesma sala de aula. A história de um, coincidia com a dos outros, desde a merenda com leite em pó, as salas de aula com no máximo 50 alunos. Sem contar que, uma única professora ensinava de primeira à quarta série. Foi muito legal reviver histórias de minha infância e das brincadeiras que mais gostava que eram pique esconde e bolinha de gude”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br