CEA promove debate escolar entre alunos do Ensino Médio com temas relevantes para o cotidiano dos jovens

CEA promove debate escolar entre alunos do Ensino Médio com temas relevantes para o cotidiano dos jovens

Fotos: Divulgação

Durante o mês de julho deste ano, as turmas da 1ª Série do Ensino Médio do Centro Educacional de Aracruz (CEA) se envolveram em uma atividade pedagógica inovadora e instigante, sob a orientação das professoras Lidimara Soares, responsável pela disciplina de “Produção de Texto”, e Marilzete Pinto, que ministra “Língua Portuguesa”. A proposta das docentes foi promover um debate entre os estudantes das turmas “A”, “B” e “C” sobre três temas de grande relevância e atualidade: o impacto das redes sociais na vida dos jovens, a proibição do uso de celulares em sala de aula e a implementação do homeschooling nas escolas brasileiras.

A preparação para essa atividade foi detalhada e envolveu diversas etapas pedagógicas. Os alunos iniciaram o processo realizando pesquisas no Laboratório de Informática da escola. As professoras também conduziram os estudantes por uma fase de preparação, que incluiu a visualização de vídeos instrucionais sobre a estrutura de um debate e analisaram debates realizados por outros alunos. Durante esse processo, as docentes do CEA realizaram intervenções pontuais para aprofundar o entendimento dos estudantes sobre o gênero argumentativo, aprimorando suas habilidades de articulação de ideias.

O ponto alto da atividade aconteceu no dia 16 de agosto de 2024, quando as turmas “A” e “B” da 1ª Série do Ensino Médio do CEA realizaram o debate. Os alunos demonstraram grande envolvimento, evidenciando a preparação cuidadosa e a força argumentativa necessária para defender seus pontos de vista sobre os temas propostos. Em um ambiente de respeito e atenção, os jovens argumentaram com clareza e convicção, refletindo a eficácia da metodologia adotada. Os estudantes da 1ª Série “C” irão realizar o debate na próxima quarta-feira, 28 de agosto, sobre os temas propostos pelas docentes.

As professoras Lidimara Soares e Marilzete Pinto destacaram a importância didática da atividade: “Com objetivos voltados para o desenvolvimento de habilidades e competências de oralidade, leitura e escrita, o resultado das apresentações nos mostra que temos uma proposta comprometida não somente com a cognição, mas, sobretudo, com a formação cidadã e protagonismo de nossos alunos”.

Realizar debates no Ensino Médio oferece inúmeros benefícios para os estudantes. Além de desenvolver o pensamento crítico, a atividade aprimora habilidades de comunicação, aumenta a autoconfiança e promove o respeito pela diversidade de opiniões. Essas habilidades são fundamentais para a formação de cidadãos críticos e engajados, preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e da vida em sociedade. Além disso, o debate fomenta o trabalho em equipe, melhora as habilidades de pesquisa, ensina a resolução pacífica de conflitos e estimula a criatividade.

Lucas Gnocchi da Rocha, aluno da 1ª Série do Ensino Médio, turma “A”, período matutino, avaliou positivamente a experiência, destacando a importância do debate realizado em sala de aula: “Durante o planejamento do debate, desenvolvi habilidades argumentativas e adquiri conhecimentos diversos sobre os diferentes pontos de vista dos temas discutidos”, afirmou o estudante do Centro Educacional de Aracruz.

A iniciativa do CEA destaca a relevância de práticas pedagógicas que transcendem o conteúdo teórico, promovendo o respeito à diversidade de opiniões e estimulando o engajamento cívico. A atividade não só ampliou o conhecimento dos estudantes da 1ª Série do Ensino Médio sobre temas atuais, mas também foi fundamental para o desenvolvimento de competências essenciais, preparando-os para atuar como agentes de transformação social.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br