Tartarugas marinhas em foco: alunos do 4º Ano do CEA vivenciam conservação ambiental no Projeto Tamar

Fotos: Divulgação.

As turmas dos 4º Anos “A” e “B” do turno matutino e do 4º Ano “A” do turno vespertino, do Ensino Fundamental do Centro Educacional de Aracruz (CEA), participaram de uma enriquecedora aula de campo em Vitória (ES). Acompanhados pelas professoras Joklécema Zaganelli Araújo Gouvêa Costa, Jenniffer Paluci Barbosa Magalhães, Vanusa Gomes do Nascimento e pela auxiliar de sala Ana Clara Oliveira da Silva, os alunos vivenciaram uma atividade pedagógica que aliou teoria, prática e contato direto com o meio ambiente.

O grupo do CEA iniciou a visita pedagógica com o Projeto Tamar, reconhecido nacionalmente pela proteção das tartarugas marinhas. Durante o passeio, os estudantes ampliaram seus conhecimentos sobre o ciclo de vida desses animais, os riscos que enfrentam no oceano e a importância da conservação ambiental. A experiência despertou maior consciência ecológica nos alunos, incentivando o interesse pela biodiversidade marinha e reforçando a responsabilidade de todos na preservação da natureza.

Durante a visita, os estudantes puderam relacionar os conteúdos estudados em sala de aula com situações reais, como o uso da magnetita pelas tartarugas marinhas – um mineral que funciona como uma espécie de “bússola natural”, auxiliando os animais a retornarem, com precisão, à praia onde nasceram para a desova. O aprendizado, segundo as educadoras, foi potencializado pela experiência prática. A atividade extraclasse contribuiu para a formação integral das crianças.

A professora de Ciências, Jenniffer Magalhães, destacou o entusiasmo dos estudantes do 4º Ano ao interagirem com os monitores do projeto: “Foi especialmente gratificante ouvir os alunos explicando aos instrutores o que haviam aprendido em sala. Os profissionais do Tamar ficaram impressionados com o conhecimento demonstrado por eles, reconhecendo a visita como uma verdadeira troca de saberes”, afirmou.

Logo após o momento educativo, os alunos seguiram para o Shopping Vitória, onde vivenciaram momentos de lazer e socialização. Essa etapa da aula de campo também teve um papel importante na integração entre os estudantes e no fortalecimento dos laços entre as turmas. Segundo a professora Joklécema, experiências como essa tornam o processo de ensino-aprendizagem mais significativo e contribuem para a formação integral dos alunos. “Foi um passeio cheio de sorrisos, aprendizado e memórias que ficarão marcadas para sempre no coração de cada criança”, disse a docente do CEA.

Durante a visita, os conteúdos estudados em sala de aula ganharam vida. A experiência no Projeto Tamar não só ampliou o conhecimento científico dos estudantes, como também despertou a consciência ambiental e criou memórias que serão levadas por toda a vida. A visita rendeu, ainda, depoimentos emocionados dos alunos. João Miguel Spinassé Bromenschenkelm, do 4º Ano “B” matutino, resumiu a experiência: “Eu amei esse passeio, valeu a pena vir”. Já Laura Pessotti Ribeiro Rui, do 4º Ano “A” também do matutino, comentou: “Nossa, como foi maravilhoso”.

Isabela Machado dos Santos, do 4º Ano “A” vespertino, destacou o aprendizado e a convivência: “A visita ao Projeto Tamar foi um momento de muito aprendizado e também de fortalecimento das amizades. Há muito tempo eu não via tartarugas tão grandes de perto. Aprendi sobre novas espécies e descobri várias curiosidades que eu não conhecia. Foi uma experiência incrível – eu adorei”.

Maria Antonia Gasparini Selvatici Scarpat, da mesma turma, compartilhou sua curiosidade: “Achei a visita muito legal e interessante, especialmente quando a monitora explicou como identificar se a tartaruga é macho ou fêmea – achei isso muito curioso. Fiquei impressionada com a tartaruga-de-couro, a maior de todas, que infelizmente está em extinção. Foi uma experiência que vou guardar para sempre”.

Para Luiza Gregorio Pereira, também do vespertino, o passeio foi marcante: “Visitar o Projeto Tamar foi muito legal, porque foi a primeira vez que vi uma tartaruga de perto. Adorei aprender sobre cada espécie e descobrir que elas voltam para desovar justamente no lugar onde nasceram. Foi uma experiência inesquecível”.

A aula de campo proporcionou aos alunos do CEA uma vivência rica em conhecimento, emoção e descobertas, reafirmando o valor das atividades pedagógicas fora da sala de aula como ferramentas essenciais para o desenvolvimento integral das crianças. A visita pedagógica também ofereceu aos estudantes do 4º Ano a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as tartarugas marinhas, seus ciclos de vida, os perigos que enfrentam no oceano e a importância da preservação ambiental.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br

Como chegar?

R. Professor Berilo Basílio dos Santos, 180 Centro – Aracruz/ES.

Fale conosco pelo whatsapp

(27) 99699-0953

Fale conosco

(27) 3302-8009