Projeto interdisciplinar é iniciado por alunos do CEA com apresentações de trabalhos sobre a cultura indígena

Orientados pela professora de Geografia, Telma de Jesus Ribeiro, os alunos dos 7º Anos do Ensino Fundamental, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), fizeram apresentações de trabalhos sobre a vida indígena no Brasil para outras turmas no pátio da escola, no último dia 06. A atividade foi o pontapé inicial de um projeto interdisciplinar que envolve além da disciplina de Geografia as disciplinas de Produção de Texto e de História ministradas, respectivamente, pelos professores Rachele Oliveira de Jesus e Maurício de Menezes Matos.


Para as apresentações os estudantes utilizaram adereços e instrumentos indígenas, bem como murais para explicar os hábitos, os costumes, as brincadeiras e outros traços dessa cultura tão presente em nosso país. A atividade teve como base a realização de pesquisa histórica sobre as tribos indígenas no Brasil e a identificação de aldeias existentes no município de Aracruz, que é o único do Espírito Santo que possui índios aldeados. São duas etnias em um total de nove aldeias, sendo quatro Guaranis e cinco Tupiniquins.

A próxima atividade dos alunos dos 7º Anos será uma aula de campo na Aldeia Piraquêaçu que fica próxima à Ponte de Santa Cruz, distrito de Aracruz. A visita à aldeia inclui experiências de costumes e tradições indígenas. A aula está prevista para acontecer no dia 02 de abril e na ocasião os estudantes serão acompanhados pelos professores responsáveis pelo Projeto “Aldeia Nossa”, que tem o objetivo de compreender e valorizar a tradição indígena no Brasil e, em especial, no Espírito Santo.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br

 

PESQUISA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

POR CATEGORIA

Arquivos

ESCOLHA POR DATA

Categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS