
Os estudantes do 3º Ano “A” do Ensino Fundamental, do período matutino do Centro Educacional de Aracruz (CEA), estão embarcando em uma jornada literária por meio de um Projeto de Leitura desenvolvido pela professora regente Bruna Barbosa Simora Mattiuzzi. A iniciativa surgiu a partir da percepção da docente sobre o baixo interesse dos alunos pela leitura e, desde então, tem transformado a rotina da turma.
Preocupada em incentivar o hábito da leitura desde cedo, a professora Bruna criou um momento diário de leitura no início das aulas, escolhendo gêneros textuais que despertassem a curiosidade dos estudantes. A estratégia deu tão certo que, aliada ao projeto extracurricular da FTD (sistema de ensino adotado pela escola), nasceu o Clube de Leitura do 3º Ano. Nele, cada aluno tem a oportunidade de ler para a turma um livro de seu interesse, compartilhando histórias e ampliando o repertório literário da classe.



De acordo com a professora Bruna, o projeto vai além do estímulo à leitura em sala de aula. “Nosso objetivo é formar pequenos leitores, capazes de desbravar esse universo fantástico e essencial para o desenvolvimento escolar e social. Queremos que eles se tornem indivíduos críticos e participativos no mundo letrado”, explicou a docente do CEA.
O projeto, que será desenvolvido ao longo do ano letivo, já apresenta resultados animadores. Os alunos têm levado livros para ler em casa, aproveitado os momentos de recreio para mergulhar nas páginas de novas histórias e, aos poucos, vêm incorporando a leitura ao cotidiano. Com isso, a iniciativa promove não apenas o desenvolvimento da leitura, mas também a autonomia, a imaginação e o prazer pelo conhecimento.



A empolgação dos estudantes é visível. Além do crescimento no interesse pelos livros, a iniciativa tem fortalecido a confiança dos estudantes ao lerem em voz alta para os colegas, promovendo também habilidades de comunicação e trabalho em grupo. A proposta valoriza o protagonismo dos alunos do 3º Ano “A”, respeita suas preferências literárias e incentiva o hábito da leitura dentro e fora da escola.
Para a equipe pedagógica do CEA, o sucesso do projeto reforça a importância de estratégias criativas para engajar os estudantes no processo de aprendizagem. Enquanto os pequenos leitores do 3º Ano continuam sua aventura pelas páginas dos livros, fica claro que a semente do gosto pela leitura já começou a frutificar. Com essa iniciativa, o CEA reafirma seu compromisso com uma educação que valoriza o incentivo à leitura como ferramenta essencial na formação cidadã e intelectual dos estudantes.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br