“Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH): conhecendo para intervir” foi o tema da palestra promovida pelo Centro Educacional de Aracruz (CEA) para os professores do Ensino Fundamental e Médio. O evento aconteceu no último dia 04 e contou com a presença da diretora escolar, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli e da presidente da Fundação São João Batista (FSJB), Celi Cabral. Também participaram do momento funcionários da equipe pedagógica da escola.
Antes da palestra proferida pela professora da FAACZ, Núbia Rosetti, a diretora escolar deu as boas-vindas aos docentes e agradeceu a todos pela dedicação aos alunos do CEA: “Ser educador pode ter sido uma escolha individual de cada um. Contudo, precisamos lembrar de que aprendemos a cada dia em sala de aula com os nossos alunos. Por isso, é importante a troca de experiências profissionais para que possamos oferecer o melhor ensino”, ressaltou.
“Não existe qualitativamente uma criança que aprende mais ou menos. Elas aprendem de formas diferentes daí a importância de nossa atenção em sala de aula enquanto educadores. O professor está o tempo todo aprendendo, pois segundo estudos aprendemos 90% quando estamos no processo de ensinar a alguém. Entretanto, temos que ver as especificidades de cada criança no processo de ensino-aprendizagem”, explicou a professora Núbia.
Na ocasião, Núbia explicou o que é de fato o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). “O processamento da informação no cérebro da criança, por exemplo, que tem autismo acontece de forma diferente. Contudo, todas as estruturas cerebrais desse indivíduo são perfeitamente preservadas. Até o momento ninguém sabe dizer a causa do autismo a única aceita é de formação genética”, afirmou a palestrante.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br