Professora Adriana Recla publica capítulo de livro e participa do lançamento da obra “Cultura e Análises de Discurso” em São Paulo

Prof.ª Adriana Recla Sarcinelli prestigia o lançamento do livro “Cultura e Análises de Discurso”, onde contribui como autora de um dos capítulos. Fotos: Divulgação

A diretora acadêmica das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ) e escolar do Centro Educacional Aracruz (CEA), professora Adriana Recla Sarcinelli, participou do lançamento do livro “Cultura e Análises de Discurso”, publicado pela Editora Blucher. O evento ocorreu no dia 6 de dezembro de 2024, na Drummond Livraria, localizada no Conjunto Nacional, bairro Consolação, em São Paulo. A obra, organizada pelo professor Jarbas Vargas Nascimento, é composta por capítulos de diversos autores, entre eles a professora Adriana, que contribuiu com o texto intitulado “Práticas discursivas indígenas vivenciadas por sujeitos da cultura Tupiniquim”.

O livro apresenta análises discursivas sob diversas perspectivas, discutindo como os discursos moldam identidades culturais e como essas construções são influenciadas por questões culturais específicas. Durante o lançamento, o professor Jarbas destacou a importância do trabalho coletivo: “Estarmos juntos no lançamento de nosso livro foi um momento inesquecível. O livro ‘Cultura e Análises de Discurso’ é um pedaço de cada um de nós. Muito obrigado por sua presença no evento, seu esforço na produção dos capítulos e, acima de tudo, por compartilhar seus conhecimentos”.

Uma análise detalhada do discurso Tupiniquim

O capítulo escrito pela professora Adriana aborda as práticas discursivas indígenas dos Tupiniquins da aldeia Pau-Brasil, em Aracruz (ES). A análise investiga como essas práticas expressam a identidade, os valores e os saberes culturais desse povo, além dos efeitos de sentido que emergem de seus discursos. O texto é estruturado em quatro partes principais.

Na introdução, a autora explora as questões sócio-históricas e culturais, contextualizando o percurso histórico dos Tupiniquins e destacando os desafios enfrentados para o reconhecimento étnico e a preservação de suas tradições. Em seguida, apresenta os pressupostos teórico-metodológicos, baseados na Análise do Discurso de linha francesa, conforme Dominique Maingueneau, e nas teorias de Stuart Hall sobre cultura e representação.

Adriana Recla, juntamente com o organizador do livro, Jarbas Vargas Nascimento, e os demais autores da obra, durante o lançamento de “Cultura e Análises de Discurso”.

Já na análise do corpus, são investigadas pela professora Adriana as categorias discursivas como interdiscurso, semântica global, cenografia e ethos discursivo, revelando a construção de sentidos nas manifestações culturais indígenas. Por fim, nas considerações finais, o texto enfatiza o discurso Tupiniquim como uma ferramenta de resistência cultural e valorização identitária.

A professora Adriana destaca que o discurso indígena reflete interações com outros discursos, frequentemente permeados por estereótipos externos. A linguagem é apresentada como uma prática simbólica central tanto na representação cultural quanto na produção de significados. Além disso, as práticas discursivas articulam elementos de história, cultura e resistência, evidenciando a riqueza linguística e simbólica dos Tupiniquins.

Prof.ª Adriana Recla Sarcinelli junto aos demais autores do livro “Cultura e Análises de Discurso”, durante o lançamento da obra em São Paulo.

“É uma grande honra participar do lançamento do livro ‘Cultura e Análises de Discurso’, uma obra que reflete a riqueza e a complexidade das práticas discursivas. No capítulo que escrevi, busquei evidenciar como os discursos dos Tupiniquins da aldeia Pau-Brasil traduzem a identidade, os saberes e os valores culturais desse povo tão significativo para a história e diversidade de Aracruz. Que este trabalho inspire reflexões profundas sobre a importância de preservar e valorizar as vozes indígenas em nossa sociedade”, afirmou a professora Adriana, comemorando a oportunidade de compartilhar esse estudo.

Impacto cultural e acadêmico da obra

Organizado pelo professor Jarbas Vargas Nascimento, o livro reúne estudos que exploram como as análises discursivas podem revelar as complexas relações entre comunicação, cultura e identidade. A obra é uma contribuição valiosa para os estudos sobre a interação entre discurso e cultura, oferecendo novas perspectivas para pesquisadores, educadores e estudantes interessados em aprofundar o entendimento das dinâmicas discursivas em diferentes contextos sociais.

A publicação reafirma a relevância de estudar as práticas discursivas como um caminho para compreender as complexas relações entre cultura, identidade e representação. Para a FAACZ, o CEA e a cidade de Aracruz, a participação da professora Adriana Recla Sarcinelli no projeto representa uma contribuição significativa para a valorização das vozes indígenas e para a preservação da diversidade cultural brasileira.

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