Professor de Física do CEA encanta estudantes do Ensino Médio com aulas experimentais em laboratório

Fotos: Divulgação

As aulas experimentais promovem o desenvolvimento de conceitos científicos, permitindo que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo, desenvolvendo soluções para problemas complexos. Por isso, o Centro Educacional de Aracruz (CEA), dispõe de laboratórios com recursos que permitem aos alunos, do Ensino Fundamental e Médio, construírem o conhecimento com atividades práticas investigativas.

Segundo o professor de Física Fabrício Antunes, a importância do uso do laboratório se dá na realização de aulas experimentais, cuja finalidade é aproximar o ensino de Física do trabalho científico, integrando, além da parte investigativa, outros aspectos próprios das ciências, em que teoria e prática constituem algo que se complementa.

“Para a aprendizagem integral do aluno, o uso do laboratório de Física, bem como as aulas de experimentação, deve contribuir para a melhoria da prática do ensino. Muito mais que um recurso pedagógico, esse laboratório se constitui como um ambiente propício, capaz de despertar curiosidade e, consequentemente, o interesse do estudante, facilitando, entre outros fatores, a observação de fenômenos estudados na teoria em sala de aula”, explicou o docente do CEA.

Além disso, de acordo com Antunes outro ponto positivo em relação ao uso do laboratório de Física se dá quando as experiências nesse ambiente estão situadas em um contexto histórico-tecnológico, relacionadas com o aprendizado do conteúdo, de forma que, o conhecimento empírico seja testado por investigação e argumentado pelos estudantes, e com isso acontecer a construção de ideias.

Para o estudante da 3ª Série do Ensino Médio, Luis Gustavo dos Santos Zanoni, as aulas no laboratório de Física são mais interessantes pela dinâmica das atividades.

“Quando estamos no laboratório, podemos ver os fenômenos acontecerem o que deixa a aula mais interessante e a aprendizagem mais fácil. Tem coisas que a gente só aprende tocando ou vendo e, por isso, as atividades experimentais são mais legais”, afirmou o aluno do CEA.

Fabrício Antunes, ainda afirma, que o objetivo de realizar aulas no laboratório de Física, surge com a necessidade de promover nos estudantes uma postura investigativa, melhorando a compreensão dos processos da ação dos fenômenos físicos. Sua utilização é para suscitar questionamentos investigativos, e promover o pensamento crítico em relação a ciência e sua importância para a vida. 

“O laboratório de Física, nesse contexto, configura como um espaço que torna a aprendizagem mais dinâmica e significativa, estimulando a construção de conhecimentos desenvolvendo habilidades e competências cognitivas conforme propõe a BNCC. E, esse desenvolvimento cognitivo juntamente com as habilidades motoras dos estudantes, contribui para uma prática docente estimulante e motivadora sem contar no sentimento de pertencimento dos alunos que esses momentos investigativos desenvolvem”, declarou Antunes.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br

PESQUISA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

POR CATEGORIA

Arquivos

ESCOLHA POR DATA

Categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS