No CEA o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes não para

Mantido pela Fundação São João Batista (FSJB), o Centro Educacional de Aracruz (CEA), desenvolve ao longo dos anos, um trabalho comprometido com as reais exigências de uma educação de qualidade. Por isso, está atento aos desafios da atualidade e acredita que o processo de ensino-aprendizagem é uma construção constante na área educacional.

Em meados do mês de março, as aulas foram suspensas de forma presencial e começaram a ser ofertadas na modalidade Educação a Distância (EaD), mesmo com todas as restrições impostas pela pandemia da Covid-19 o ensino-aprendizado dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio do CEA não deixaram de acontecer.

Os professores enviavam as atividades semanais dos alunos do 1º ao 8º Ano do Ensino Fundamental pelo grupo de WhatsApp e as dúvidas dos alunos eram sanadas por meio de e-mail institucional dos docentes. Já os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental a 3ª Série do Ensino Médio recebiam as atividades via Plataforma Plurall Maestro, uma de muitas ferramentas digitais utilizadas pela escola no atual momento em que vivemos.

Algumas vídeoaulas foram transmitidas pela ferramenta digital “Hangouts Meet” no Plurall e todo o trabalho foi monitorado pela equipe pedagógica do CEA. No dia 20 de outubro, a escola retornou com as aulas presenciais para os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª Série do Ensino Médio que foram autorizados pelos pais ou responsáveis legais a comparecerem nas dependências da instituição de ensino e no dia 26 de outubro foi a vez dos alunos do 1º ao 8º Ano do Ensino Fundamental.

“Para a retomada das aulas presenciais o CEA seguiu criteriosamente o Protocolo de Retorno as Atividades presenciais, um plano organizado, respeitando as recomendações básicas e de segurança com base nas determinações das Secretarias de Saúde e Vigilância Sanitária, municipal e estadual, e os órgãos competentes, em especial, a Secretaria de Estado da Educação e Secretaria Municipal de Educação”, explicou a diretora escolar prof.ª Dr.ª Adriana Recla Sarcinelli.

O CEA fez várias adaptações em suas dependências, para as aulas presenciais, seguindo o protocolo de segurança, administrativo e sanitário, solicitado no decreto publicado pelo Governo Estadual. Espaços foram redesenhados, com maior distanciamento entre as carteiras e dispensadores em gel foram instalados pela infraestrutura, além de cartazes e placas com orientações sanitárias. A equipe de limpeza foi reforçada, garantindo a higienização de ambientes comuns e o uso de máscaras está sendo obrigatório para professores, estudantes e funcionários da instituição de ensino.

“Durante este período de pandemia, todo o trabalho da escola foi intensificado. Diariamente a equipe escolar precisa se reinventar. Com isso, as supervisoras escolares precisam trabalhar ainda mais ao lado dos professores, para pensar em novas formas de transmitir conhecimento. Agora, trabalhar com aulas remotas e presenciais ao mesmo tempo, nos fez ser mais fortes e entender como o nosso papel de professor é muito importante para o aprendizado do nosso aluno”, afirmou a diretora escolar do CEA.

Segundo as supervisoras escolares, Eleide Maulaz e Rafaela Grazziotti, “desde o início da pandemia, fomos desafiados com o novo modelo de ensino, buscamos nos aperfeiçoar, aprimorar nossos conhecimentos e habilidades para atender e superar as expectativas dos nossos alunos. Desafio que nos fez crescer como profissionais da educação. Com o retorno das aulas presenciais o aluno que está em casa recebe um link para acessar a aula que está sendo dada no momento em que ela acontece na escola. Tudo isso devido a tecnologia”, ressaltaram.

Para o professor do CEA Leôncio Carlesso Guzzo, foi um grande desafio no início da pandemia, tendo que se adaptar à nova maneira de lecionar. “Graças ao empenho da escola, dos professores e dos alunos, conseguimos rapidamente oferecer um ensino de qualidade com a mesma carga horária que era oferecido no presencial, dando aulas com qualidade e muito empenho de ambos os lados”, salientou.

Ainda de acordo com Leôncio: “Agora com o retorno, após vários meses, no ensino híbrido novos desafios surgem e a preocupação de conseguir oferecer o melhor para nossos alunos. O CEA fez investimentos em tecnologia, adaptando as salas de aula para esse cenário tecnológico e com toda segurança para prevenção da Covid-19, estamos novamente contornando as dificuldades. Hoje vejo, que o CEA enquanto escola, alcançou um novo patamar na educação, com seriedade, compromisso, preocupação e total dedicação aos nossos alunos”, finalizou.

 

Veja a opinião dos estudantes da 1ª Série do Ensino Médio sobre o retorno das aulas presenciais

“Desde que iniciou a pandemia, não deixamos de ter aulas virtuais. Através da plataforma recebemos os links das aulas, enviamos as atividades e temos a oportunidade de ter as aulas gravadas à disposição. Além disso, podemos tirar dúvidas e conversar com os professores pelos e-mails e no WhatsApp da escola. Felizmente as aulas presenciais voltaram, é um desafio para todos. Vejo que a escola está bem estruturada para receber os alunos nas aulas presenciais, com álcool à disposição, cadeiras distanciadas, equipe de funcionários, professores, supervisores e coordenadores bem instruídos, além de ter todas as salas com computadores para que os professores possam dar as aulas de qualidade, para quem está estudando remotamente e para os alunos que estão na sala”. Ana Jhuli Bortolozzo Maulaz.

“Inicialmente não esperava que iria parar tudo (escolas, comércios, academias, etc.), quando soube que iria parar as escolas, fiquei com muitas dúvidas e com medo. Quando começaram o ensino remoto, demorei um pouco para me adaptar, mas, foi tranquilo. Apesar de acordar cedo, conciliar com os meus estudos para concurso, me adaptei bem. Quando soube que as aulas voltariam, fui um dos primeiros a me prontificar a ir para as aulas presenciais. Apesar dos protocolos, estou tendo um aproveitamento muito melhor em relação as aulas online”. André Luiz Cruz Cusini.

“No início da pandemia, acredito que as aulas online surpreenderam a todos nós. No decorrer desses meses longe da escola fisicamente, por mais difícil que tenha sido nossa adaptação, acabamos nos acostumando a assistir as aulas no conforto do nosso lar. Ao receber a notícia que poderíamos novamente retornar ao ensino presencial, muitos tiveram medo dos riscos, mas a escola providenciou as medidas necessárias para que todos os alunos estivessem seguros. Voltar à escola e ter os professores em sala de aula está sendo um privilégio. Estar em um ambiente escolar ajuda muito na concentração, e no maior aproveitamento do aprendizado. Além de poder rever os colegas de sala, que não víamos a muito tempo”. Sany Lima Eler.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br

PESQUISA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

POR CATEGORIA

Arquivos

ESCOLHA POR DATA

Categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS