
O Centro Educacional de Aracruz (CEA) realizou, no último dia 12 de agosto, na quadra poliesportiva da escola, mais uma edição do Momento Cultural, reunindo cerca de 167 alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, período matutino. O evento marcou a culminância do projeto “Respeito e Empatia – Diga Não ao Bullying e ao Preconceito Racial”, desenvolvido ao longo do ano letivo com as turmas do 5º Ano “A” e “B”, sob a orientação da professora Janaína Aparecida Lopes da Silva.
Com o objetivo de sensibilizar os estudantes para questões relacionadas ao respeito, à inclusão e à diversidade, o projeto utilizou como base o livro “Felicidade Não Tem Cor”, do autor Júlio Emílio Braz. A obra aborda temas como preconceito racial, bullying, autoestima, aceitação, identidade e empatia, por meio da história de Fael, um menino negro que enfrenta atitudes discriminatórias e precisa aprender a se aceitar para conquistar sua felicidade.

Segundo a proposta pedagógica, trabalhar o tema de forma lúdica e reflexiva é essencial para prevenir práticas discriminatórias e fortalecer valores de convivência saudável. “O bullying e o preconceito racial são realidades que podem afetar o desenvolvimento emocional e social das crianças. A escola é um espaço privilegiado para promover a aceitação e o respeito às diferenças. Precisamos criar ambientes seguros para que elas se expressem, se reconheçam e aprendam a respeitar o outro”, destacou a professora Janaína.

Durante as atividades, os alunos do 5º Ano “A” e “B” participaram da leitura compartilhada do livro, de discussões coletivas sobre a história e de reflexões sobre como a discriminação impacta a autoestima. Foram abordados conceitos como alteridade, diferenças, autoconhecimento, família e a importância de intervir positivamente em situações de bullying e de preconceito racial. A metodologia utilizada pela docente do CEA incluiu ainda uma discussão sobre o enredo e os personagens, a análise de atitudes preconceituosas e reflexões sobre diversos temas, como, por exemplo, a felicidade. Vídeos educativos também foram utilizados como apoio pedagógico.

O Momento Cultural contou ainda com uma dramatização encenada pelos alunos do 5º Ano “A”, que emocionou a plateia ao retratar situações de bullying e de preconceito racial, propondo formas positivas de intervenção e promovendo a empatia. A apresentação foi assistida pelos colegas do 1º ao 4º Ano e pelos estudantes do 5º Ano “B”, que acompanharam atentos e sensibilizados. A encenação reforçou a mensagem de que o combate ao bullying e ao preconceito começa com pequenas atitudes de respeito e empatia.

A professora Janaína destacou a importância da iniciativa: “Trabalhar esses temas de forma lúdica e reflexiva é essencial para fortalecer valores como respeito e diversidade. O livro ajudou os alunos do 5º Ano ‘A’ e ‘B’ a entenderem que a felicidade não está ligada à aparência, mas à aceitação de si e do outro”. A atividade artística, realizada na quadra poliesportiva, reforçou o compromisso do CEA com a formação integral dos alunos do Ensino Fundamental, aliando aprendizado acadêmico ao desenvolvimento de valores humanos.
“Gostamos muito do Momento Cultural apresentado pelos nossos colegas do 5º ano ‘A’. A apresentação foi bastante criativa. Eles falaram com clareza, e foi possível ouvir bem. Também achamos original a história, baseada no livro que estudamos com a professora Janaína. Eles representaram com destaque o personagem principal, o Fael”, relataram as alunas Ana Belinassi Amaral e Nicole Martins Bertolini, do 5º Ano “B” do Ensino Fundamental (matutino).

Os estudantes do 5º Ano “A” também compartilharam suas experiências após participarem do Momento Cultural, evento que abordou temas como racismo, bullying e preconceito. Heitor dos Anjos Ferreira Gonçalves destacou que a atividade foi muito legal e o ajudou a aprender sobre racismo. Ana Clara Meireles Pretti afirmou ter gostado da apresentação e elogiou a abordagem do assunto, tratado com uma linguagem de fácil entendimento.
Nicolly Sophia da Silva Rezena ressaltou que o momento foi importante para a reflexão sobre bullying, preconceito e inveja – temas que considerou negativos – e acredita que a plateia também absorveu a mensagem. Helena Fagundes de Paula classificou a experiência como interessante e divertida, além de reforçar a relevância do tema discutido.

Allany Araújo de Narde Salles disse ter amado a atividade e acredita que as crianças presentes refletiram sobre os impactos do bullying: “Não devemos praticar bullying com ninguém”, afirmou, destacando ainda sua satisfação em desempenhar o papel de âncora. Ana Luz Bomfim de Santana Oliveira também expressou entusiasmo, afirmando que todos se lembraram das falas e da dança e que o público aprovou a peça teatral: “Fiquei ansiosa, mas deu tudo certo”, completou.

O evento, que promoveu conscientização por meio de atividades lúdicas, deixou um saldo positivo entre os participantes, que reforçaram a importância de discutir esses temas desde cedo. O Momento Cultural foi mais do que uma apresentação artística – foi um ato de conscientização e valorização da diversidade, mostrando que a escola é um lugar de formação cidadã, onde o respeito e a empatia são cultivados desde cedo. O CEA reafirma, assim, seu engajamento com uma educação que vai além do conteúdo acadêmico, formando cidadãos conscientes e sensíveis às diferenças.
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