
A turma do 2º Ano “B”, do Ensino Fundamental, do Centro Educacional de Aracruz (CEA) vivenciou uma experiência de aprendizagem diferente e divertida durante as aulas de “Matemática”. Com o apoio das famílias e sob a orientação da professora Maria da Penha Souza Moraes Rui, os alunos realizaram uma atividade especial que envolveu conceitos de comércio, consumo consciente e sistema monetário. A proposta se transformou em um verdadeiro “Mercadinho 1, 2, 3”, onde os estudantes puderam aplicar de forma prática o que aprenderam de maneira lúdica.
Os alunos do Ensino Fundamental do CEA foram desafiados a criar um mercadinho na sala de aula, utilizando brinquedos recicláveis e objetos produzidos com a colaboração das famílias, após explorarem temas como comércio e o valor do dinheiro. O objetivo era ensinar de forma divertida o sistema monetário, a soma, a troca de cédulas e moedas, além de incentivar o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, cooperação e empreendedorismo.
A professora Maria da Penha explicou que a dinâmica foi planejada para oferecer uma abordagem interativa e prática dos conceitos de “Matemática”, utilizando recursos simples como caixinhas de produtos, cartazes de ofertas, tags de preço, listas de compras, caixa registradora, cédulas e moedas de brinquedo, além de máquinas de cartão e cartões de crédito. “Nosso mercadinho foi uma forma de ensinar o sistema monetário com uma experiência divertida e significativa para as crianças”, destacou a docente.
Durante a atividade, os estudantes do Ensino Fundamental do CEA aprenderam a calcular o troco, realizar operações de soma, identificar as cédulas e resolver situações-problema. Para isso, a turma participou de uma discussão com a professora Maria da Penha sobre o valor do dinheiro, o consumo consciente e o processo de compra e venda, antes de simular a dinâmica de um comércio.
Os alunos compartilharam suas impressões sobre a atividade prática. Heitor Diolindo da Silva comentou com entusiasmo sua experiência durante o mercadinho: “Aprendi um pouco mais sobre como contar as cédulas e saber a sua quantia, como pagar e dar troco. Gostei muito da tarefa com dinheiro e me interesso muito por atividade criativa”.
Para Elisa Calinski Grazziotti, a experiência foi igualmente enriquecedora: “Aprendi a dar troco e fazer continhas com dinheiro. Com a atividade do mercadinho, a gente comprou e aprendeu brincando. Achei muito criativo”. Sophia Rocha Carneiro se divertiu enquanto aprendia: “Foi divertido. Aprendi a contar as cédulas e as moedinhas, como faz quando nossos pais vão ao supermercado e pagam usando dinheiro e cartão”.
Lívia Araújo Ventura descreveu sua participação no processo de construção do mercadinho: “Ajudamos a professora montando os objetos do mercadinho, cortando e colando as embalagens, recortando o dinheirinho. Foi bem legal na hora de pagar, porque trocamos as moedas e cédulas”.
Por fim, Danylo Dantas Nunes Deoclecio destacou seu aprendizado com entusiasmo: “Amei a atividade do mercadinho, porque aprendi mais de ‘Matemática’, e como meus pais fazem para pagar a compra do supermercado. Aprendi como dar o dinheiro e receber troco de cédulas e moedas”.
Essa atividade foi uma maneira divertida e educativa de proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental do CEA uma aprendizagem significativa, que vai além da sala de aula e envolve a participação das famílias. A ação reforça a importância do ensino de conceitos matemáticos de forma prática, estimulando o interesse e a compreensão dos estudantes.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br