
Os alunos da 2ª Série do Ensino Médio, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), no itinerário formativo de Matemática Aplicada, orientados pelo professor Patrik Borges do Nascimento Leal, desenvolveram de forma caseira um teodolito, importante instrumento de medição de ângulos usado há centenas de anos em áreas como Topografia, Construção Civil, Navegação e até mesmo Meteorologia.
Com os instrumentos fabricados, pelos próprios estudantes do Ensino Médio, e utilizando conceitos da Trigonometria, os alunos mediram alturas de algumas edificações dentro das dependências da instituição e assim puderam visualizar uma importante aplicação de um conceito matemático, no cotidiano. Durante a atividade prática, o professor do CEA acompanhou o trabalho dos estudantes e fez observações importantes, quanto ao desempenho de cada aluno.
“Nas aulas de Matemática, os alunos sempre questionam sobre onde irão aplicar os conceitos estudados. Nesse trabalho, eles puderam não só ver uma aplicação real, mas, também utilizar o teodolito caseiro para medir algo que eles estão vendo todos os dias, os espaços físicos da escola. E, tudo isso graças a disciplina de Matemática Aplicada, que nos permite aprofundar mais nessas questões”, afirmou o professor Patrik Leal.
“A atividade que realizamos, orientada pelo prof. Patrik, para sabermos qual a altura de um prédio ou qualquer outra medição, usando como informação o ângulo e a altura do chão, sem precisar de uma escada, por exemplo, foi muito importante. Esse trabalho foi realizado em grupo e, por isso, acabou sendo muito divertido. Foi uma atividade mais interativa, pois construímos o teodolito, utilizando material que tínhamos em casa. Sendo, portanto, fundamental para o nosso conhecimento, enquanto estudantes do Ensino Médio”, relatou a aluna da 2ª Série, turma B, Antonella Del Piero Spinasse.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br