
Pelo segundo ano consecutivo, as turmas da 1ª Série do Ensino Médio do Centro Educacional de Aracruz (CEA) participaram da “Gincana Sensorial”, uma atividade inovadora voltada para a revisão e fixação de conteúdos sobre as grandes navegações, a história da África e o início da colonização do Brasil. Organizada pela professora Fernanda Rodrigues Wolkartt e inserida no conteúdo de História, a atividade proporcionou aos alunos uma experiência única e envolvente, unindo conhecimento e interatividade.
Após a revisão do conteúdo em sala de aula, os estudantes da 1ª Série, por meio de uma abordagem inovadora e prática do tema, tiveram a oportunidade de explorar, através dos sentidos, alimentos e especiarias de diversas regiões da África e da Ásia, que, embora hoje comuns na alimentação brasileira, foram algumas das principais motivações das viagens ultramarinas realizadas por Portugal nos séculos XV e XVI.
Dividida em três etapas, cada uma das atividades contou com a participação de uma turma. Os estudantes foram desafiados a identificar diferentes sabores e aromas de especiarias, além de se envolverem em dinâmicas de construção de mapas e de responder a perguntas em jogos interativos. O paladar e o olfato foram os principais aliados para entender o impacto histórico desses ingredientes que, de certa forma, moldaram a culinária e a história do Brasil.
“O objetivo da gincana foi aproximar os alunos das especiarias e alimentos característicos do período histórico, mostrando como eles influenciam até hoje a nossa alimentação e cultura. Além disso, a gincana incentivou o estudo prévio, pois os estudantes das turmas da 1ª Série do Ensino Médio precisavam se preparar para as dinâmicas”, explicou a docente do CEA.
A professora Fernanda também afirmou: “A atividade teve grande repercussão entre os alunos da 1ª Série do Ensino Médio, que puderam revisitar um período importante da história de forma prática e sensorial, o que contribuiu para o aprendizado de maneira mais lúdica e profunda”.
O exercício sensorial ressaltou a importância de integrar teoria e prática no ensino de História, proporcionando aos estudantes uma experiência mais imersiva e envolvente no estudo do impacto das grandes navegações e da rica influência africana e asiática na formação do Brasil. A gincana não apenas aproximou os alunos de elementos históricos, mas também os motivou a estudar o conteúdo previamente, tornando o aprendizado mais dinâmico e estimulante.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br