
Na última sexta-feira, 22 de setembro, o Centro Educacional de Aracruz (CEA) realizou com sucesso a primeira edição da Gincana da Matemática, envolvendo os alunos dos 7º e 8º Anos (“A”, “B” e “C”), do Ensino Fundamental II. O evento aconteceu nas dependências da escola, próximo à quadra poliesportiva, e foi marcado por momentos de aprendizado, diversão e muita competição saudável.
A Gincana da Matemática foi organizada com objetivos claros em mente. Primeiramente, ela buscou destacar a presença constante da Matemática em nosso cotidiano, demonstrando que essa disciplina não está confinada apenas às salas de aula, mas também está presente em jogos e atividades lúdicas.
O principal objetivo da gincana foi estimular nos estudantes do Ensino Fundamental II o ensino da Matemática, promovendo sua aplicabilidade prática, desenvolvendo o raciocínio lógico-matemático e fomentando a competividade em grupo, bem como o trabalho em equipe.
Uma das mensagens-chave do evento foi a de que a Matemática pode ser divertida, incentivando os alunos a abraçarem essa disciplina de forma mais positiva. Também foi incentivada a troca de conhecimento entre os estudantes do Ensino Fundamental II.
A competição foi organizada com seis grupos, cada um identificado por uma cor, e cada grupo representado por um professor da escola. Os grupos foram os seguintes:
– Azul – Karla Lorena Vargas Naettzel, professora de Língua Portuguesa e Produção de Texto.
– Verde – Anderson Casais, professor de Língua Inglesa.
– Amarelo – Telma Silva de Jesus Oliveira, professora de Geografia.
– Branco – Matheus Pignaton Nascimento, professor de História.
– Preto – Marilzete Pinto, professora de Língua Portuguesa.
– Vermelho – Ana Paula Marciano, professora de Ciências.
Uma variedade de tarefas fez parte da gincana, incluindo tarefas cumpridas, tarefas relâmpago e tarefas de conhecimentos gerais. As tarefas cumpridas valiam 100 pontos cada e incluíam a criação de um grito de guerra com tema matemático, a organização da equipe em termos de caracterização e cor, e a montagem de desenhos usando o Tangran, um quebra-cabeça chinês.
Já as tarefas relâmpago envolviam atividades como encontrar dicas espalhadas pelo pátio da escola, participar de um jogo de boliche dos pontos, realizar um revezamento dos tênis e fazer estimativas relacionadas à massa e ao volume de objetos apresentados. Cada tarefa relâmpago oferecia 100 pontos à equipe vencedora.
Por fim, as tarefas de conhecimentos gerais incluíam um quiz matemático com 15 perguntas e desafios matemáticos que exigiam que três representantes de cada equipe solucionassem problemas matemáticos. Cada acerto valia 10 pontos, e a avaliação dessa atividade era feita pelos professores de Matemática. Sendo assim, cada tarefa tinha seu valor em pontos, com a equipe vencedora da gincana sendo a preta.
A Gincana da Matemática foi um sucesso em todos os aspectos, promovendo a Matemática de maneira lúdica e educativa, estimulando a colaboração e a competição saudável entre os alunos. A comissão organizadora, formada pelos professores de Matemática dos 7º e 8º Anos, Bruno Ferreira Costa, Drielen Hemerly e Maria Auxiliadora Dias da Silva Bandeira, recebeu elogios pela excelente organização do evento.
Os participantes, tanto alunos quanto professores, saíram da Gincana da Matemática com uma compreensão renovada da importância e da diversão que a Matemática pode proporcionar em nossas vidas. O CEA já aguarda ansiosamente pela próxima edição da Gincana da Matemática, que promete ser ainda mais emocionante e enriquecedora para todos os envolvidos.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br