Os alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), orientados pela professora regente da turma, Joklécema Zaganelli Araújo Gouvêa, estão conhecendo o mundo mágico da fantasia, por meio dos contos infantis. A professora de forma lúdica despertou a curiosidade dos pequenos contando que recebeu um bilhete de uma fada.
“Durante a aula online, fiz uma pausa dizendo para os alunos que alguém estava me chamando e, em seguida, disse que havia recebido um bilhete e uma caixa junto. Após a leitura do bilhete comecei a estimular os alunos com perguntas: Quem será que deixou essa caixa aqui? O que será que tem dentro? Quem me enviou esse bilhete?”, explicou a docente do CEA.
Ainda de acordo com a professora regente: “Despertei a curiosidade das crianças para a abertura do tema, levando cada aluno, ao mundo encantado da imaginação e da leitura. A partir daí tudo ficou muito encantador. No dia seguinte, falei que havia descoberto quem tinha me enviado o bilhete e a caixa, que foi uma fada chamada Mila e que ela tinha me mandado um vídeo explicando”.
Joklécema finalizou dizendo: “Foi então que postei para eles o vídeo da fada e abri a caixa, que na verdade era um livro encantado, foi um sucesso. Percebi o quanto foi produtivo trabalhar o tema e como os alunos ficaram muito mais participativos e empolgados. A culminância da atividade se deu com uma festa a fantasia e é claro, para surpresa dos alunos a fada Mila encantada também participou. Fizeram perguntas diversas, do tipo: Você conhece a fada do dente? E a fada madrinha? Como é o seu mundo? Entre outras. Foi muito lindo”, ressaltou a docente do CEA.
Gênero Literário: O Conto
O conto é um gênero caracterizado por ser uma narrativa literária curta, tendo começo, meio e fim da história narrados de maneira breve, porém o suficiente para contar a história completa. Esse gênero literário possui elementos e estrutura bem marcados, sendo que o tipo de história pode indicar o tipo de conto que estamos lendo. Há poucos personagens e poucos locais, pois como a história é breve não é possível incluir vários lugares e personagens diferentes.
Segundo a professora Joklécema, a escolha deste conteúdo, se deu pela apostila dos alunos e por reconhecimento da importância do trabalho com Literatura no Ensino Fundamental.
“Esta sequência didática abre possibilidades para diversos caminhos ao trabalhar a leitura, oralidade, escrita, interpretação de texto entre outros. Os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências significativas”, explicou a professora regente da turma do 2º Ano.
Neste gênero, conto, aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio de linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br