
O e-mail, uma das formas mais utilizadas de comunicação no mundo moderno, tem um papel fundamental no dia a dia das pessoas. Seja para realizar pedidos, enviar convites, fazer denúncias ou simplesmente trocar mensagens informais, seu uso é indispensável. Pensando nisso, o Centro Educacional de Aracruz (CEA) promoveu uma atividade interdisciplinar para os alunos dos 5º Anos do Ensino Fundamental, turmas “A” e “B”, do período matutino. A proposta envolveu as disciplinas de Produção de Texto e Língua Portuguesa, com foco no estudo do gênero textual e-mail.
Sob a orientação da professora regente, Janaína Aparecida Lopes da Silva, os estudantes do Ensino Fundamental participaram de aulas voltadas para a análise das principais características do e-mail. A experiência prática ocorreu nos dias 3 e 5 de setembro, no Laboratório de Informática da escola. Após criarem suas contas de e-mail, os alunos foram orientados a redigir mensagens para os colegas sobre temas variados previamente combinados em sala de aula. A proposta de casa era simples, mas estimulante: responder os e-mails recebidos, reforçando o aprendizado.
Durante as aulas, a professora Janaína destacou a importância do e-mail como ferramenta de comunicação e orientou os alunos do 5º Ano sobre as nuances da linguagem, que pode variar entre formal e informal, dependendo da proximidade entre o remetente e o destinatário. “Através dessas aulas, os estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de aprender a fazer bom uso da comunicação virtual, entender que hoje em dia os e-mails têm funções diversas, e que dependendo da proximidade entre o emissor e o receptor, a linguagem utilizada pode ser formal ou informal”, comentou a docente do CEA.
Os estudantes do Ensino Fundamental participaram ativamente da atividade e expressaram grande entusiasmo com a experiência. “Gostei muito da aula no Laboratório de Informática, foi uma ótima experiência. Aprendi a digitar mais rápido, aprendi coisas que eu não sabia, relembrei como faz um e-mail e até treinei minha ortografia. Também fiquei mais amigo dos meus colegas”, contou animado Rhuan Rizzi Tiago Rodrigues, aluno do 5º Ano “B”.
Matheus Folli de Bortoli, também do 5º Ano “B”, compartilhou o entusiasmo de Rhuan: “Achei a aula muito legal e divertida, aprendemos a escrever e-mails, uma coisa que eu não sabia fazer”. Ana Coutinho Pereira, aluna do 5º Ano “A”, destacou o aprendizado coletivo e a interação proporcionada pela atividade: “Gostei muito da aula, criamos o e-mail todos juntos, enviamos e-mails para nossos colegas, depois respondemos os e-mails recebidos. Foi muito legal. Nós tivemos uma experiência incrível. Espero ter mais aulas como essa”.
Para Rafael de Castro Caetano, também do 5º Ano “B”, a atividade foi uma oportunidade de aprimorar habilidades técnicas: “Adorei a aula no Laboratório de Informática. Digitamos e-mails, aprendi a digitar mais rápido e fazer o uso das pontuações”. Essa iniciativa interdisciplinar não só incentivou a prática da escrita, como também proporcionou aos alunos do Ensino Fundamental uma vivência mais próxima das ferramentas de comunicação digital, essenciais para o mundo contemporâneo. A expectativa é que atividades como essa continuem a ser exploradas, reforçando o desenvolvimento das habilidades de escrita e comunicação dos estudantes.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br