
Orientados pelo professor de Ciências, Leôncio Carlesso Guzzo, os alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), realizaram um experimento simulando os efeitos do enxofre e da chuva ácida em plantas, no solo e na água. Para o experimento, os estudantes montaram um terrário recriando um solo adequado para o cultivo de plantas, um lago artificial e inserção de algumas espécies de plantas.
Após duas semanas da criação do terrário, foi colocado em seu interior enxofre e realizado a queima. Para que os gases eliminados não saíssem, o terrário foi tampado com plástico filme. Depois de três dias de queima do enxofre, os alunos retornaram ao laboratório com a ficha do roteiro de aulas práticas para analisarem o experimento e anotarem os resultados.
“Com este trabalho, os alunos conseguiram entender e assimilar o processo de formação das chuvas ácidas, bem como se conscientizaram no tocante aos problemas ambientais gerados pela atividade humana. Afinal, quando retornaram para análise, os estudantes observaram a morte das plantas e realizaram a medição do pH do ambiente, comprovando que a acidez provocada pela queima do enxofre foi responsável pela devastação do terrário”, explicou o professor do CEA responsável pelo experimento realizado.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br