
A teoria saiu dos livros e ganhou vida nas mãos dos estudantes do 4º Ano (matutino), turmas “A” e “B”, do Ensino Fundamental do Centro Educacional de Aracruz (CEA). Na disciplina de “Tecnologia e Inovação”, orientados pela professora Poliana Barros Nunes, os alunos realizaram uma atividade prática sobre Engenharia e o uso de ferramentas, com foco na construção e exploração de uma alavanca.
Depois de estudarem a evolução das ferramentas ao longo do tempo, os estudantes mergulharam em um experimento especial: a construção e exploração de uma alavanca. Entre as diversas possibilidades discutidas em sala, a criação que mais despertou entusiasmo foi a gangorra, um exemplo clássico e, ao mesmo tempo, divertido desse princípio físico.

A atividade, realizada no Espaço Maker do CEA, permitiu que os alunos compreendessem, na prática, como a alavanca funciona, observando diretamente a relação entre força, apoio e movimento que define seu mecanismo. “Mais do que aprender conceitos, a experiência proporcionou momentos de cooperação, criatividade e descobertas, mostrando que a Engenharia está presente em nosso dia a dia de maneira simples e transformadora”, destacou a professora Poliana, ressaltando o valor educacional da proposta, que vai além da simples assimilação de conteúdos.

Com muita curiosidade e dedicação, os pequenos engenheiros do CEA deram vida às ideias, demonstrando, por meio da prática, que aprender pode ser uma jornada simultaneamente divertida e significativa. A iniciativa reforça o compromisso da escola em promover uma aprendizagem ativa, que valoriza a experimentação, o pensamento crítico e o trabalho em equipe. Projetos como esse refletem a proposta pedagógica do CEA, pautada no protagonismo estudantil e na construção de saberes de forma colaborativa e inovadora, preparando os alunos para os desafios do mundo contemporâneo.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br