
Os alunos do 4º Ano “A” e “B”, do Ensino Fundamental, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), embarcaram em uma viagem ao passado durante uma visita ao Museu Italiano do município. A visita, organizada pela escola, integra o projeto educacional que busca aproximar os estudantes da rica herança cultural dos imigrantes italianos que ajudaram a formar a identidade local. Sob a orientação das professoras regentes, Jenniffer Paluci Barbosa Magalhães e Bárbara Proveti Alves Romaneli, os estudantes foram imersos na história e cultura italiana, crucial para a região.
A Casa de Cultura “Angélica Pandolfi”, conhecida popularmente como Museu Italiano de Guaraná, é uma verdadeira cápsula do tempo, com objetos doados pela comunidade. O museu tem como principal objetivo preservar e transmitir a história dos imigrantes italianos para as futuras gerações. O espaço recria uma casa italiana típica, exibindo peças decorativas usadas pelos descendentes italianos, utensílios agrícolas e objetos do cotidiano utilizados pelos primeiros imigrantes que se estabeleceram no Espírito Santo no final do século XIX, permitindo que os alunos vissem de perto como viviam as famílias daquela época.
Os estudantes, ao entrar no museu, se sentiram transportados para o passado, vivenciando de perto como era a vida dos primeiros italianos que chegaram à região. “Como educadora, foi gratificante ver o impacto positivo que a visita teve nos alunos. Eles não apenas aprenderam sobre a história e a cultura dos imigrantes italianos, mas também desenvolveram um maior apreço pela diversidade cultural da nossa região. Espero que essa visita inspire os estudantes a valorizar e preservar nossa herança cultural”, comentou a professora, Jenniffer Paluci.
A aluna Alice Pereira Coutinho, do 4º Ano “B”, ficou encantada com os detalhes históricos. “Achei a experiência muito legal, pude ver coisas que são bem antigas. A calça utilizada na 1ª Guerra Mundial, o vestido de noiva da época, me chamaram muita atenção. Amei o passeio”. Já João Pedro Scopel Soares, também do 4º Ano “B”, valorizou a maneira única como o conhecimento foi transmitido: “O passeio foi muito legal e divertido. Tive a oportunidade de aprender muito de uma maneira diferente”. Hemeli Maria Dantas Nunes Declecio, aluna do 4º Ano “A”, destacou o que mais a impressionou: “Pude ver como eram as casas, os móveis e até os utensílios de cozinha que eles usavam, adorei o passeio”, relatou a estudante.
Para João Paulo Pandolfi Frigini, estudante do 4º Ano “A” e morador de Guaraná, a visita ao museu já é familiar, mas nunca deixa de ser educativa: “Como sou morador de Guaraná, já havia ido ao museu várias vezes. Aprendi muito sobre a história da nossa região e sobre a importância dos imigrantes italianos na formação da nossa cultura, o dinheiro que era utilizado, o ferro de passar roupa, as roupas, os brinquedos de pano, entre outros itens. Espero que mais alunos tenham a oportunidade de fazer essa visita e aprender tanto quanto eu aprendi”, refletiu.
A visita dos estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), ao Museu Italiano de Guaraná proporcionou uma oportunidade única de aproximação com suas raízes culturais, além de despertar o interesse pelo estudo da história local. A atividade destacou a importância das contribuições dos imigrantes italianos na construção da identidade regional, promovendo o reconhecimento desse legado. A Casa de Cultura “Angélica Pandolfi”, se revelou uma ferramenta essencial de aprendizado, reforçando a necessidade de preservar a história para as futuras gerações.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br