Enem 2021: Três ex-alunas do CEA são destaque na redação com notas que chegam a 960 pontos

Ex-alunas do CEA alcançam notas de destaque no Enem 2021. Foto: Divulgação

Nas últimas edições da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Centro Educacional de Aracruz (CEA) vem se destacando com notas acima da média nacional (588,74). E, por que a redação é tão importante? A professora Lidimara Soares Monteiro, responsável pela disciplina de Produção de Texto, do Ensino Médio do CEA, explica: “O motivo é simples, os textos são meios de transmissão de mensagens e a escrita é uma ferramenta de expressão à qual todos têm o direito de acesso”.

Além disso, segundo a docente: “Desde pequenos aprendemos a ler e a escrever, somos ensinados sobre como nos expressarmos bem por meio das palavras. É na disciplina de Produção de Texto, que nossos alunos seguem a prática da leitura, escrita, reescrita dos seus textos e recebem uma correção com feedbacks individuais e coletivos, o que proporciona segurança e qualidade nas suas produções textuais”, pontuou Lidimara.

Letícia alcançou 960 pontos/nota na última edição da Redação Enem.

Em destaque, a ex-aluna do Ensino Médio do CEA Letícia Santana Lucas, de 18 anos, que alcançou 960 pontos/nota na última edição da Redação Enem e foi aprovada em 4º lugar no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Letícia concluiu em 2021 o Ensino Médio.

“A disciplina de Produção de Texto me ajudou bastante no meu processo de aprendizagem para escrita da redação. Faço parte de um histórico escolar proveniente de escola pública. E, por isso, não tinha aulas específicas de redação. Foi quando, ao ingressar no CEA, que tive a oportunidade de aprender tudo sobre redação. Com a ajuda da professora de redação, ao receber os feedbacks após cada produção textual, eu anotava os meus erros no caderninho e todas as dicas que ela me dava. Com isso, consegui avançar. Sai de 400 pontos e atingi a nota 1000 em umas de suas propostas de redação. Isso foi de fundamental importância para minha aprendizagem”, ressaltou Letícia.

Em 2021 Sabrina concluiu o Ensino Médio e no Enem fez 860 pontos na Redação.

Sabrina Efigenia de Morais, de 18 anos, também concluiu em 2021 o Ensino Médio no CEA. Para ela, foi uma alegria abrir o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/Enem para conferir a nota e ver que havia feito 860 pontos na redação.

“Quando cheguei no CEA, não sabia e nem tinha ideia de como escrever uma redação. Lembro até hoje que na minha primeira tentativa tirei zero. Porém, depois de três anos de Ensino Médio, em meio a pandemia, me dediquei em casa e na escola e foi aí que consegui crescer muito rápido. Durante a prova do Enem, me senti muito tranquila e segura. Além disso, saber que depois de tantos altos e baixos tirei uma nota tão alta, me sinto realizada e muito grata ao meu ensino, no qual o CEA faz parte”, afirmou Sabrina.

Maisa concluiu o Ensino Médio no CEA e conquistou, em 2021, 860 pontos na Redação.

Em 2020, a estudante Maisa Mayara Almeida Lucas, de 19 anos, concluiu o Ensino Médio no CEA e conquistou, em 2021, 860 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Atualmente, a ex-aluna do CEA aguarda o resultado do curso de Meteorologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“O Exame Nacional, sobretudo a redação, sempre trazem muita pressão e dúvidas quanto à execução. Contudo, graças aos conhecimentos obtidos nas aulas de Produção de Texto pude organizar melhor os meus argumentos e ficar mais tranquila ao redigir a dissertação argumentativa. Para o jovem que acaba de concluir o Ensino Médio, o resultado do Enem acaba por ocupar uma posição importante em sua vida, pois fica uma sensação de que todas as expectativas e desejos dependem dela, por conseguinte, isso acaba por ser nocivo a saúde mental do estudante. Porém, agora que já passei por isso, percebo, que apesar de crucial, não configura o objetivo geral de nossas vidas. Nesse cenário, com o resultado obtido, me sinto mais tranquila a decidir o melhor caminho que devo seguir agora”, comentou Maisa.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br

PESQUISA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

POR CATEGORIA

Arquivos

ESCOLHA POR DATA

Categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS