Do texto à universidade: palestra no CEA ensina como alavancar a nota do Enem com planejamento

Assessora pedagógica explica como a prova é corrigida, apresenta nova plataforma de redação e reforça oportunidades de ingresso no Ensino Superior.

Fotos: Keren Hapuc.

O auditório do Centro Educacional de Aracruz (CEA) foi palco, no dia 14 de julho, de uma palestra voltada aos estudantes da 1ª à 3ª Série do Ensino Médio. A atividade contou com a presença dos professores da escola e teve como principal objetivo orientar os alunos sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A condução ficou a cargo da assessora pedagógica Patricia Oliveira, da Somos Educação/Fibonacci Sistema de Ensino, que apresentou informações essenciais sobre o exame e suas implicações no ingresso ao Ensino Superior.

A diretora escolar do CEA, professora Adriana Recla Sarcinelli, participou da abertura da palestra e destacou a importância da iniciativa voltada aos estudantes do Ensino Médio. “Aqui no CEA, acreditamos que preparar nossos alunos para o futuro vai muito além do conteúdo em sala de aula. A palestra desta manhã é uma oportunidade valiosa para ampliar horizontes, refletir sobre as escolhas e incentivar o planejamento consciente”, afirmou Adriana, ao apresentar a especialista convidada.

Recla também reforçou o impacto que momentos como esse podem ter na vida dos jovens. “Este momento pode fazer a diferença na trajetória de cada um de vocês. Aproveitem ao máximo esse conhecimento e sigam confiantes em seus sonhos. Afinal, esta oportunidade poderá ser um divisor de águas na jornada de cada um. Eventos como este reforçam o compromisso do CEA em preparar nossos estudantes para escolhas conscientes e bem fundamentadas”, concluiu.

Com linguagem acessível e exemplos práticos, a especialista abordou desde os critérios de correção da prova até os programas do Governo Federal que utilizam a nota do Enem como porta de entrada para universidades públicas e particulares. A atividade foi planejada de forma a contemplar os diferentes momentos vivenciados pelos estudantes ao longo da etapa escolar. Para os alunos das 1ª Séries, a proposta foi introduzir o que é o Enem e destacar sua relevância como uma das principais formas de acesso ao Ensino Superior no Brasil. O momento serviu para despertar o interesse e incentivar o engajamento dos estudantes desde o início dessa jornada.

Já com os alunos das 2ª e 3ª Séries, o foco esteve voltado para estratégias práticas de preparação, além de orientações sobre o uso da nota do exame em programas governamentais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A intenção da escola com a palestra foi ampliar o conhecimento dos estudantes sobre as possibilidades acadêmicas e auxiliá-los no planejamento de seus próximos passos.

Segundo Patricia, a quantidade de acertos na prova objetiva não é o único fator relevante para o cálculo da nota. O sistema utilizado pelo Enem avalia a coerência pedagógica das respostas por meio da chamada Teoria de Resposta ao Item: “O sistema entende que, se você acertou as mais fáceis e também as intermediárias, há uma coerência no seu raciocínio. Mas, se você errou as fáceis e acertou só as difíceis, ele pode considerar que você chutou, e sua nota pode ser mais baixa que a de outro candidato com os mesmos acertos, mas com respostas coerentes”, explicou.

Plataforma Red Mill: correção humana e rigorosa

Uma das novidades anunciadas foi o Red Mill, nova plataforma de redação que será disponibilizada para os estudantes da 1ª à 3ª Série do Ensino Médio. A ferramenta oferece propostas de redação com temas atuais e permite o envio de textos digitados ou manuscritos, que são corrigidos por avaliadores humanos com base em critérios rigorosos.

A redação será avaliada em quatro aspectos principais: coerência, coesão, uso de inteligência artificial e detecção de plágio. “Se houver plágio, a plataforma indica até a fonte. E, se o corretor não entender sua letra, ele simplesmente não corrige. Não basta ter conteúdo; é preciso garantir legibilidade”, alertou Patricia. A especialista também reforçou que a redação é usada como critério de desempate entre candidatos com a mesma pontuação nas provas objetivas.

Sisu, Prouni e Fies: múltiplas formas de ingresso

A assessora apresentou ainda as possibilidades de ingresso no Ensino Superior por meio de programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Financiamento Estudantil). O Sisu, segundo ela, oferece duas edições por ano e exige atenção constante à nota de corte. “É uma dança das cadeiras. Às vezes alguém libera uma vaga e ela pode ser sua. Tem que acompanhar o sistema o tempo inteiro, várias vezes por dia”, orientou Patricia.

O Prouni, por sua vez, oferece bolsas integrais e parciais, com base na renda familiar. Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista em escola particular, além de atender aos critérios de renda e desempenho no Enem. Já o Fies permite o financiamento do curso, com pagamento após a formatura.

Nota do Enem também vale em universidades portuguesas

A palestrante chamou a atenção para o alcance internacional da nota do Enem. Universidades como Coimbra, Porto e Lisboa, em Portugal, aceitam a pontuação brasileira como forma de ingresso. “Quem acha que é pouco pode sonhar mais alto. O Enem pode te levar além das fronteiras do Brasil”, destacou a assessora pedagógica da Somos Educação/Fibonacci Sistema de Ensino.

Ela também orientou os estudantes a pesquisarem a nota dos cursos no Enade, exame que avalia o desempenho dos alunos de Instituições de Ensino Superior (IES). “Antes de escolher uma universidade, veja qual é a nota do curso que você quer fazer. Às vezes, uma instituição conhecida pode não ter um bom desempenho na sua área de interesse”, alertou Patricia.

Escolhas conscientes: apoio da escola na preparação

A supervisora escolar do CEA, Ana Paula Pereira Martins da Silva Bertolini, ressaltou a importância do encontro realizado com os alunos da 1ª à 3ª série do Ensino Médio, como parte do projeto “Me Preparando para Boas Escolhas”. A iniciativa tem como objetivo oferecer subsídios para que os estudantes compreendam melhor a realidade dos exames e estejam mais preparados para os desafios que envolvem decisões acadêmicas e profissionais.

“O projeto ‘Me Preparando para Boas Escolhas’ busca motivar os alunos do Ensino Médio do CEA e orientá-los para que façam escolhas conscientes em relação ao seu futuro. Essa fase da vida escolar exige reflexão, autoconhecimento e apoio, e é isso que queremos proporcionar aos nossos estudantes”, afirmou Ana Paula.

Ela destacou ainda o compromisso da escola em acompanhar os alunos nesse processo: “Sabemos que, especialmente para os estudantes da 3ª Série, o momento é decisivo. Nosso papel é esclarecer dúvidas, apresentar possibilidades e ajudar cada um a identificar o caminho que mais faz sentido para sua trajetória. O objetivo do CEA é contribuir para que essas decisões sejam tomadas com segurança e responsabilidade”, completou Bertolini.

Autoconhecimento e preparação

Ao encerrar a palestra, Patricia deixou uma mensagem de incentivo aos estudantes: “Desejo que vocês tenham momentos de autoconhecimento e invistam nas suas competências. Quando a gente sabe quem é, o que quer e corre atrás, a gente chega lá. Descubram o que vocês gostam de fazer, no que são bons. A prova do Enem começa aqui, com simulado, estudo e também com lazer. E, acima de tudo, desejo que vocês sejam felizes com as escolhas que fizerem”, concluiu, sob aplausos dos presentes.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br

PESQUISA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

POR CATEGORIA

Arquivos

ESCOLHA POR DATA

Categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS