
O Centro Educacional de Aracruz (CEA) promoveu um aulão de revisão focado na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023. O evento, intitulado “Conhecendo a Linguagem do ENEM 2023”, foi conduzido pela professora Lidimara Soares Monteiro, especialista em Produção de Texto e Língua Portuguesa, e atraiu estudantes das 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio do CEA, bem como alunos da rede pública e privada de Aracruz e João Neiva.
A aula, realizada no mini auditório da escola, abordou diversos aspectos essenciais para uma redação de sucesso no ENEM. A professora Lidimara destacou a importância da redação no exame, discutiu as cinco competências avaliativas, explicou a estrutura da dissertação-argumentativa e orientou os estudantes sobre o planejamento textual.
Segundo a professora do CEA, a redação do ENEM exige uma linguagem direta, persuasiva, formal e impessoal, evitando “sinais de insegurança”. Ela enfatizou a importância do uso predominante de linguagem impessoal, com verbos na terceira pessoa, para tornar a argumentação mais convincente.
Lidimara também alertou os alunos sobre armadilhas linguísticas que podem prejudicar a compreensão de um texto, como estruturas sintáticas complexas e períodos longos. Além disso, ela forneceu dicas sobre como conquistar a nota máxima na redação do ENEM.
A professora ressaltou a importância da pontuação, destacando que a nota obtida no exame pode ser determinante para o acesso à universidade, participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, a nota do ENEM pode isentar candidatos de vestibulares tradicionais em várias faculdades privadas.
Lidimara também abordou as mudanças no ENEM 2023, enfatizando o foco do CEBRASPE nas referências dos Parâmetros Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular. Ela explicou que a banca avaliadora se tornou mais técnica e pedagógica, com o objetivo de instruir os professores a corrigirem as redações. Houve mudanças nas competências, como o desconto em Sintaxe para falhas de regência e concordância na competência 1, em vez de em Desvios.
A professora do CEA concluiu a aula destacando que o aulão de redação foi projetado para revisar a técnica e estrutura da dissertação-argumentativa com os alunos do CEA e convidados de outras escolas da região. Ela enfatizou que a redação do ENEM avalia habilidades que não são evidentes nas questões de múltipla escolha, como a capacidade de defender ideias de forma consistente.
Lidimara também compartilhou dicas valiosas para os alunos que buscam alcançar a nota máxima na redação do ENEM, incluindo a importância de dominar a Língua Portuguesa, compreender a proposta, selecionar informações relevantes, construir uma argumentação sólida e propor intervenções coerentes. Além disso, alertou para evitar erros que podem zerar o texto, como não atender ao número mínimo de linhas ou fugir do tema proposto.
No encerramento da aula, Lidimara incentivou os alunos a se manterem atualizados, a lerem atentamente a proposta e os textos motivadores, a planejar seus textos, esquematizar suas ideias, selecionar argumentos, estruturar a redação e revisar o texto. Ela concluiu com um incentivo: “Fique tranquilo, a hora é agora!”.
O aulão de redação do CEA proporcionou aos alunos uma oportunidade valiosa de aprimorar suas habilidades de redação, proporcionando-lhes um melhor preparo para enfrentar o desafio do ENEM 2023 e alcançar o sucesso em seus futuros acadêmicos.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br