CEA e FAACZ realizam edição 2024 do aulão para o ENEM com participação de mais de 150 estudantes de Aracruz e Região

Fotos: Alessandro Bitti

A exemplo dos anos anteriores, o Centro Educacional de Aracruz (CEA), em parceria com as Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ), promoveu a edição 2024 do tradicional aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As aulas de revisão aconteceram nos dias 6 de novembro e 25 de outubro, no prédio “Primo Bitti”, Bloco “B”, das instituições de ensino, e contaram com a participação de mais de 150 estudantes da 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio, incluindo alunos de escolas públicas e privadas de Aracruz e região.

Entre as escolas participantes estavam o “Instituto Federal do Espírito Santo”, “Centro Integrado SESI/SENAI/IEL – Sérgio Rogério de Castro”, “Centro Educacional de Aracruz”, “Misael Pinto Netto”, “Monsenhor Guilherme Schmitz”, “Narceu de Paiva Filho”, “Centro Educacional Espaço Livre”, “Ermentina Leal”, “Nair Miranda” e “Maria Oliria Sarcinelli Campagnaro”. Durante os dois dias, os alunos tiveram a oportunidade de revisar conteúdos essenciais das disciplinas que compõem o exame, com foco em estratégias e temas recorrentes.

No dia 6 de novembro, os estudantes assistiram às aulas de “Matemática” e “Ciências da Natureza”, ministradas pelo professor Bruno Ferreira Costa e pelos professores Leôncio Carlesso Guzzo e Leonardo Queiroz Laporti. Especialista em Matemática, Bruno Costa ressaltou o desafio da disciplina para muitos estudantes, mas destacou o compromisso em transformar o medo em confiança por meio de um aulão dinâmico e interativo. “Exploramos cada questão de forma prática, abordando as principais armadilhas e dicas essenciais. Nosso objetivo é descomplicar conceitos e reforçar estratégias para que os alunos enfrentem o ENEM com segurança e autonomia”, afirmou o professor Bruno.

O professor Leôncio, que conduziu o aulão de “Biologia”, compartilhou estratégias para identificar respostas corretas e evitar alternativas distratoras, que, embora incorretas, são formuladas para parecerem corretas. Além disso, revisou conteúdos cobrados em edições anteriores do ENEM e deu dicas sobre os possíveis temas para o exame de 2024. O professor Leonardo Laporti, por sua vez, abordou tópicos de “Química” muito presentes no ENEM, como separação de misturas, ligações intermoleculares, e cálculos químicos, sempre contextualizando com o cotidiano dos estudantes. “Foi um momento muito bacana com os alunos. Além de conteúdos, fizemos uma aula descontraída, aliviando a ansiedade que é comum na véspera da prova”, destacou Laporti.

No dia 25 de outubro, o foco foi “Redação” e “Atualidades”, com a professora Lidimara Soares Monteiro e o professor Matheus Pignaton Nascimento. Especialista em Linguagens, Lidimara orientou os alunos sobre como estruturar uma dissertação-argumentativa e explicou as cinco competências avaliadas na redação do ENEM. “Uma boa redação pode fazer a diferença na nota final, contribuindo significativamente para a pontuação total. É fundamental compreender bem o tema, planejar o texto e revisar aspectos gramaticais e ortográficos”, destacou a professora. Ela também incentivou os estudantes a praticarem a coesão e a coerência textual, o que pode ser determinante para o bom desempenho.

O professor Matheus Pignaton conduziu a aula de “Atualidades”, abordando temas de grande relevância e impacto no cenário nacional e internacional. Entre os assuntos discutidos estavam o impacto do uso do celular na vida acadêmica, as consequências da nomofobia, as questões ambientais e o desmatamento, além do aumento dos casos de dengue. “Esses temas refletem como as agendas global e nacional estão cada vez mais interligadas, exigindo atenção das novas gerações. Nossa aula teve como objetivo preparar os alunos para compreenderem criticamente esses tópicos”, afirmou o docente.

As provas do ENEM 2024 aconteceram nos dias 3 e 10 de novembro em todo o Brasil. No primeiro domingo, os estudantes realizaram as provas de “Linguagens”, “Códigos e suas Tecnologias”, “Ciências Humanas e suas Tecnologias” e “Redação”. No segundo domingo, foi a vez das provas de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” e “Ciências da Matemática e suas Tecnologias”. A parceria entre o CEA e a FAACZ, ao promover o aulão, reforça o compromisso dessas instituições com o desenvolvimento educacional dos estudantes de Aracruz e região, oferecendo suporte e ferramentas essenciais para o sucesso no exame.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br

Como chegar?

R. Professor Berilo Basílio dos Santos, 180 Centro – Aracruz/ES.

Fale conosco pelo whatsapp

(27) 99699-0953

Fale conosco

(27) 3302-8009