No Centro Educacional de Aracruz (CEA), a professora Telma Silva de Jesus Oliveira está inovando a forma como os alunos do 7º Ano, do Ensino Fundamental, absorvem conhecimentos de Geografia. Consciente do potencial dos jogos em estimular a aprendizagem, a docente decidiu dinamizar suas aulas introduzindo um bingo dos estados e capitais do Brasil, visando estimular a imaginação, promover o raciocínio lógico e contribuir para a organização do pensamento de seus alunos.
A estratégia surpreendeu os estudantes, que demonstraram entusiasmo e engajamento com a atividade. Após algumas aulas de estudo convencional sobre o mapa do Brasil e sua divisão política, o jogo foi apresentado como uma surpresa pela professora. E o resultado não poderia ser mais satisfatório: uma aula dinâmica, divertida e repleta de aprendizado. A iniciativa, da professora Telma visa tornar o estudo mais lúdico e envolvente para os alunos do Ensino Fundamental do CEA.
“Depois de algumas aulas de estudo com o mapa do Brasil e seus estados e capitais, levei para a aula de surpresa o jogo. A ideia do bingo foi um sucesso! Percebi os alunos mais interessados no tema, o que resultou em diversão e muito aprendizado, com direito a prêmio no final”, comentou a professora Telma, entusiasmada com a receptividade das turmas do 7º Ano do Ensino Fundamental.
Os relatos dos próprios alunos atestam a eficácia e a receptividade da atividade. Ester Cometti Girardeli, aluna da turma “C”, expressou sua satisfação com a abordagem, destacando a atmosfera descontraída e divertida proporcionada pelo jogo: “Gosto muito desse tipo de atividade por ser mais descontraída, engraçada. Amei fazer essa atividade. Acho que estimula mais o estudo, por ser uma tarefa lúdica. Percebi que não só eu, mas todos da sala gostaram muito”, afirmou.
Da mesma forma, Marcelo Loureiro Correa do 7º Ano “C” enfatizou como a competição inerente ao bingo estimula uma abordagem mais aprofundada do conteúdo. “Essa atividade incentiva você a estudar mais aprofundado o conteúdo, pois é competitivo para ver quem vai ganhar e no final ganha-se um prêmio”, explicou o estudante do Ensino Fundamental do CEA.
Os demais alunos também compartilharam experiências positivas. Ramon Schneider Rodrigues expressou seu desejo de repetir a atividade, destacando a alegria proporcionada pelo jogo e sua contribuição para a fixação do conhecimento. “O bingo foi muito legal, além de dar uma descontraída na sala. Ele nos ajuda a estudar e relembrar tudo que aprendemos. Quem ganhou o prêmio ficou muito feliz. Gostaria que a professora repetisse de novo esse jogo”, comentou o aluno do 7º Ano “C”.
Guilherme Alves Rodrigues do 7º Ano “C” ressaltou que, além de ser uma oportunidade de aprendizado, o bingo também foi um momento de diversão: “Foi legal, pois memorizei os estados e capitais do Brasil. Foi um momento também de diversão. Aprendemos e nos divertimos”, concluiu o estudante do CEA.
Diante do sucesso da iniciativa, fica evidente o potencial dos jogos como ferramentas pedagógicas capazes de estimular o interesse dos alunos, promover a interação e facilitar a assimilação de conhecimentos. Com professores criativos e engajados como Telma Silva de Jesus Oliveira, a educação ganha novas perspectivas, mais dinâmicas e envolventes, contribuindo para uma experiência de aprendizado mais significativa para os estudantes.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br