
Demonstrar para os alunos do 7º Ano, do Ensino Fundamental, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), o papel do mangue e a importância de sua preservação, entendendo assim o real conceito de biodiversidade foi o objetivo da aula de campo organizada pelos professores Leôncio Carlesso Guzzo (Ciências) e Lidimara Soares Monteiro (Produção de Texto).
No mangue, os estudantes tiveram contato direto com a natureza, visualizando em seu habitat natural, aves, peixes, moluscos e diversos tipos de plantas, que possuem caraterísticas únicas que permitem viver nesses verdadeiros estuários (parte de um rio, próxima à sua foz no mar, onde a água doce se confunde com a salgada). Após o término da aula, os alunos realizaram um texto expositivo-informativo sobre a experiência vivida e apresentaram um Seminário para as turmas do 7º Ano.
“O passeio no mangue foi bem divertido e com muita aprendizagem. Quando chegamos lá o professor explicou algumas coisas para a gente e depois da explicação o professor entrou no mangue com alguns alunos. Vimos caranguejo, aves, plantas e árvores características desse ambiente. Eu acho bem legal os adolescentes terem o contato com a natureza”, afirmou Laiza Pires de Oliveira, aluna do 7º Ano B.
Para Iasmin Mattiuzzi Custódio, também aluna do 7º Ano B, a ida no mangue foi um momento muito bom e divertido, com muita aprendizagem. “Quando chegamos no mangue, tivemos uma aula de explicação. O que teve como consequência muita aprendizagem e conhecimento. Tivemos um contato direto com a natureza e eu, especificamente, adorei já que moramos na cidade e quando vemos e temos esse contato ficamos maravilhados e repletos de belíssimas coisas”, pontuou a aluna do Ensino Fundamental.
A estudante do CEA relatou ainda que na ocasião foi possível ver caranguejos, caracóis, árvores características do mangue: “Entramos no mangue diretamente tendo a sensação de pisar no tipo de solo lamacento. A lama de lá tem uma textura e cor diferentes e nossos pés ao serem colocados, se afundam, tornando a experiência muito interessante. Você tendo uma convivência com a natureza, se tem mais alegria, mais risadas e é claro mais momentos de agradecimentos, porque uma beleza como aquela se deve agradecer”, salientou Iasmin.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br