Alunos do Ensino Fundamental do CEA embarcam na onda do Cordel orientados pela professora regente

Fotos: Divulgação

No clima de Festa Junina, os estudantes do 2º Ano “A”, do Ensino Fundamental, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), orientados pela professora regente da turma, Joklécema Zaganelli A. Gouvêa Costa, embarcaram na onda do Cordel. Segundo a docente do CEA, os alunos tiveram a oportunidade de se aprofundaram no tema, além de criarem seus próprios cordéis.

A proposta teve início com a curiosidade sobre o tema e não parou. Publicada em pequenas brochuras impressas, o termo “Cordel” vem do fato de serem apresentadas penduradas em cordas – ou cordéis”, explicou a professora. Ainda de acordo com a docente, a turma ficou muito empolgada para produzirem seus próprios cordéis. “O brilho nos olhos de cada um dos alunos era visível quando liam seus cordéis para os amigos da sala e aqueles que chegavam para apreciarem suas produções”, destacou Joklécema.

Origem dos Cordéis

Os cordéis têm origem em Portugal, ainda na época do Trovadorismo Medieval, por volta do Século XII, quando as rimas dos versinhos eram apresentadas em histórias cantadas para o público. Somente após a invenção da prensa, já no período do Renascimento, no Século XVI, é que os contos rimados passaram para os livretos, ganhando ilustrações.

Para secarem a tinta da impressão e ficarem expostos para a venda, os livretos eram pendurados em cordas (cordéis, como são chamadas em Portugal, dando origem ao nome). Ao chegar no Nordeste brasileiro, o gênero ganhou características bem regionais, inspirando os repentistas.

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