Alunos do CEA integram história, cidadania e tecnologia em projeto interdisciplinar após visita a espaços públicos em Vitória

Fotos: Divulgação

Os estudantes dos 9º Anos das turmas “A”, “B”, “C” e “D”, do Ensino Fundamental, do Centro Educacional de Aracruz (CEA) vivenciaram uma experiência pedagógica marcante ao unirem teoria e prática em um Projeto Interdisciplinar, cujo ponto de partida foi a visita a dois importantes espaços públicos da capital capixaba: o Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, e a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), situada na Enseada do Suá.

Na primeira fase do projeto, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar uma aula de campo que os levou a explorar a história, a política e a sociedade do Espírito Santo. O Palácio Anchieta, sede do governo estadual e um dos edifícios mais antigos da capital, e a Assembleia Legislativa (ALES), onde são discutidas e aprovadas as leis estaduais, serviram como locais de aprendizado prático sobre cidadania e a estrutura dos poderes públicos.

A visita pedagógica, realizada no mês de abril com a orientação de professores da escola, permitiu que os estudantes dos 9º Anos ampliassem seus conhecimentos por meio de uma experiência direta com os espaços de decisão e memória do estado. Como parte do Projeto Interdisciplinar, os alunos não apenas absorveram conteúdos históricos e políticos, mas também aplicaram competências digitais.

Na segunda etapa da atividade, foram desafiados a exercitar habilidades tecnológicas e de comunicação. Supervisionados pela professora Poliana de Barros Nunes, responsável pela disciplina de “Tecnologia e Inovação”, os estudantes foram organizados em grupos, utilizaram ferramentas do Google Drive, como o Google Slides, para criar apresentações digitais que relataram, ilustraram e contextualizaram a experiência vivida durante a visita.

“As produções foram criativas, informativas e demonstraram o envolvimento dos alunos do 9º Ano com o tema. Eles exploraram o uso das tecnologias digitais de maneira consciente, além de desenvolverem competências de trabalho em grupo, escrita e oralidade”, destacou a professora Poliana. Ela explicou ainda que o trabalho teve caráter interdisciplinar e envolveu as disciplinas de “História”, “Geografia”, “Arte”, “Língua Portuguesa” e “Tecnologia”, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e conectada com a realidade dos estudantes.

O Projeto Interdisciplinar reforçou a importância de atividades extracurriculares que integram teoria e prática, estimulando nos alunos dos 9º Anos do Ensino Fundamental do Centro Educacional de Aracruz não apenas o aprendizado sobre as estruturas políticas e históricas do estado, mas também o desenvolvimento de competências digitais e de comunicação.

Como resultado, houve um conjunto de apresentações que retrataram, de forma interativa, a vivência dos estudantes nesses importantes marcos capixabas. A iniciativa evidenciou como a educação pode ser multidisciplinar, crítica e inovadora, preparando os jovens não apenas para o ambiente escolar, mas também para o exercício da cidadania e o uso consciente da tecnologia.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br

Como chegar?

R. Professor Berilo Basílio dos Santos, 180 Centro – Aracruz/ES.

Fale conosco pelo whatsapp

(27) 99699-0953

Fale conosco

(27) 3302-8009