Alunos do CEA confeccionam mural sobre a boneca “Abayomi” e vivenciam a cultura afro-brasileira

Fotos: Divulgação

Os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional de Aracruz (CEA), sob a orientação da professora regente da turma, Rita de Cássia Pancieri Marino Thompson, mergulharam em uma emocionante jornada pelo passado ao vivenciar a história de um povo africano que, no decorrer dos séculos, enfrentou a escravidão e foi trazido à força para o Brasil. O objetivo dessa atividade, realizada por meio da disciplina de “História”, foi atender às diretrizes da Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da “História e Cultura Afro-brasileira e Africana” nas escolas do país.

A professora Rita de Cássia destaca a importância desse trabalho, que visa promover a valorização da contribuição dessas culturas para a sociedade brasileira, combater o racismo e promover a igualdade racial. A lei também determina a inclusão do estudo da “História e Cultura Indígena” no currículo escolar. Para cumprir essas diretrizes, os alunos vivenciaram uma série de atividades variadas, incluindo intercâmbio oral, atividades escritas, desenho, brincadeiras, jogos, vídeos, contação de histórias, leituras diversas, poesias, alimentação e costumes relacionados à cultura afro-brasileira e africana.

Como culminância desse trabalho, os estudantes aprenderam a história da boneca “Abayomi”, uma tradicional boneca artesanal originária da cultura afro-brasileira. A palavra “Abayomi” tem origem no idioma africano Yorubá e significa “encontro precioso” ou “encontro feliz”. Essas bonecas são feitas a partir de tiras de tecido enroladas e amarradas, sem a necessidade de costura, resultando em bonecas sem características faciais definidas. Além de servirem como símbolos de amor, amizade e afeto, as “Abayomis” também representam a valorização da cultura afro-brasileira e a preservação de tradições ancestrais.

Para os alunos, essa experiência foi muito mais do que apenas um exercício escolar. Eles se envolveram ativamente nas atividades e mergulharam em um aprendizado que tocou profundamente seus corações. Maria Eduarda Soares Motta, uma das alunas, descreveu a experiência como prazerosa e reveladora. Ela mencionou que nunca tinha visto tanta informação interessante e, ao mesmo tempo, triste sobre a história da cultura afro-brasileira. Outro aluno, Agenor Calinski Grazziotti, expressou seu apreço pelo aprendizado, embora tenha sido inevitavelmente tocado pelas histórias tristes, especialmente aquelas relacionadas ao tratamento de crianças no passado.

O resultado desse trabalho foi a confecção de um mural inspirado na boneca “Abayomi”, um símbolo tangível do encontro precioso entre a cultura afro-brasileira e os corações abertos dos alunos do CEA. Com esse projeto, a escola não apenas cumpre sua obrigação de ensinar a “História e Cultura Afro-brasileira”, mas também cria uma experiência que impacta profundamente a vida de seus alunos, abrindo caminho para um entendimento mais amplo e respeitoso da diversidade cultural que enriquece nossa sociedade.

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