
A leitura tem papel essencial no processo de ensino e aprendizagem, promovendo não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também o social e o emocional das crianças. É por meio dos livros que os estudantes expandem o vocabulário, despertam a criatividade e mergulham em diferentes culturas e formas de ver o mundo. Na escola, esse processo vai além da simples decodificação de palavras: é também encantamento, reflexão e construção de conhecimento.
Com esse propósito, os alunos dos 5º Anos “A” e “B” do Ensino Fundamental, dos turnos matutino e vespertino, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), iniciaram um Projeto de Leitura com o livro “A Pior Hora do Dia”, da escritora Yolanda Reyes. A atividade foi conduzida pela professora regente Janaína Aparecida Lopes da Silva, que destacou a relevância da temática da obra no cotidiano escolar.



A obra, que aborda o desafio de equilibrar responsabilidades escolares e momentos de lazer, foi escolhida por dialogar diretamente com a rotina dos estudantes. Segundo a professora Janaína, as atividades foram divididas em três etapas: leitura do livro, debate em sala e preenchimento de uma ficha literária. “Os alunos opinaram, argumentaram e compartilharam experiências semelhantes às do personagem principal, o que enriqueceu a discussão”, explicou a docente do CEA.
O projeto rendeu frutos importantes ao promover o senso crítico e a empatia entre os estudantes, além de incentivar a responsabilidade com os deveres escolares. Os alunos demonstraram grande envolvimento com a proposta. Rebecca Victoria Souza Costa, aluna do 5º Ano “B”, do turno matutino, afirmou: “Achei o livro interessante, pois ele mostra a importância do compromisso com as tarefas escolares”. Para Thayla Rodrigues Goes, da mesma turma, a leitura também trouxe ensinamentos valiosos: “O livro é muito educativo e engraçado. É uma lição para aqueles que acumulam as tarefas de casa”.



No turno vespertino, o estudante Henrique Malta de Oliveira, do 5º Ano “A”, compartilhou sua opinião: “O livro é muito interessante. Ele mostra que sempre vai haver ‘a pior hora do dia’, mas não devemos deixar de realizar os deveres de casa”. Já a aluna Gabriela Ribeiro de Jesus, também do 5º Ano “A”, contou que se identificou com a história: “Gostei muito do livro. Percebi que já me senti como o personagem João Guilherme. Mesmo assim, sei que não é certo deixar de cumprir os deveres de casa”.
O Projeto de Leitura reforça a missão do CEA de formar leitores críticos, conscientes e preparados para lidar com os desafios da vida escolar e além dela. Por meio da Literatura, os alunos aprendem lições que ultrapassam as páginas dos livros e se transformam em experiências significativas para toda a vida. Com iniciativas como essa, o Centro Educacional de Aracruz reafirma seu compromisso com uma educação que estimula o pensamento crítico e a autonomia dos alunos.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br