Alunos do 4º Ano do CEA constroem maquetes e vivenciam, na prática, o funcionamento da teia da vida em aula de Ciências

Fotos: Divulgação.

Nas últimas semanas, os estudantes do 4º Ano, turmas “A” e “B”, do Ensino Fundamental, período matutino, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), envolveram-se em uma atividade educativa que uniu criatividade, ciência e consciência ambiental. Sob a orientação da professora Jenniffer Magalhães, as crianças participaram de uma proposta prática e significativa para compreender os conceitos de cadeia e teia alimentar.

Como parte do conteúdo trabalhado nas aulas de Ciências, os alunos foram desafiados a construir maquetes representando cadeias alimentares, utilizando materiais recicláveis e elementos da natureza. Cada criança escolheu um ambiente – como floresta, mar ou campo – e representou os produtores, consumidores e decompositores, destacando como os seres vivos se inter-relacionam e dependem uns dos outros para sobreviver.

Após a confecção das maquetes, as turmas do 4º Ano participaram de uma roda de conversa, na qual explicaram com entusiasmo o funcionamento de seus projetos. O momento foi marcado por uma rica troca de saberes, em que cada estudante pôde compartilhar o que aprendeu, ouvir os colegas e refletir sobre a importância do equilíbrio ecológico.

Para a professora Jenniffer, a atividade demonstrou o poder do aprendizado vivencial. “Ver meus alunos explicando com tanta segurança e alegria o que construíram foi gratificante. Eles não apenas entenderam o conteúdo eles viveram o conhecimento. Isso é educação com sentido”, destacou a docente do CEA. Segundo ela, quando os estudantes se tornam protagonistas do processo, o aprendizado ultrapassa os limites da sala de aula.

Os próprios alunos expressaram o quanto a atividade contribuiu para a compreensão dos temas. Letícia Nunes de Carle, do 4º Ano “A”, disse: “Com esse trabalho, eu entendi que a cadeia alimentar é importante porque mostra como os animais se alimentam e como tudo na natureza está ligado”. Já Leonardo Demoner de Bortoli Sousa, também do 4º Ano “A”, explicou: “Na teia alimentar, um mesmo animal pode servir de comida para vários outros. Assim, dá pra entender como os seres vivos estão todos ligados”.

Davi de Jesus Rossoni, do 4º Ano “B”, comentou: “Fazendo a maquete, entendi melhor como funciona a cadeia alimentar e como os seres vivos se ajudam. Foi muito legal montar a minha própria e ver tudo se conectando”. Por fim, Lucas Santos Cosmi do Nascimento, da mesma turma, acrescentou: “Achei muito legal aprender sobre produtores, consumidores e decompositores. O que eu mais gostei foi entender que existem vários tipos de seres vivos e que cada um tem seu jeito de viver e se alimentar”.

A atividade reforçou o compromisso do CEA com práticas pedagógicas que promovem o protagonismo estudantil, a interdisciplinaridade e a valorização do meio ambiente, tornando o aprendizado mais envolvente e criativo. Ao demonstrar que a educação vai além da teoria, ganhando forma e significado, a iniciativa se consolida como um verdadeiro exemplo de como a educação pode ser transformadora – conectando teoria e prática de maneira dinâmica, sem deixar de lado a conscientização sobre a importância da preservação ambiental. 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br

Como chegar?

R. Professor Berilo Basílio dos Santos, 180 Centro – Aracruz/ES.

Fale conosco pelo whatsapp

(27) 99699-0953

Fale conosco

(27) 3302-8009