
Uma experiência marcante foi vivenciada pelas turmas do 5º Ano “A” e “B” (matutino) e do 5º Ano “A” (vespertino) do Ensino Fundamental do Centro Educacional de Aracruz (CEA) durante uma aula de campo no Museu das Ilusões, no Shopping Vila Velha. Acompanhados pela professora de “Arte”, Dulcinéia Ruy Nossa, pela docente Janaína Aparecida Lopes da Silva, responsável pelas disciplinas de “Língua Portuguesa” e “Matemática”, além das auxiliares de sala Genifer da Silva Gomes e Josiane Cavachini Benedito Farina, os participantes exploraram um ambiente interativo que combinou aprendizado e entretenimento de forma criativa.

A atividade ocorreu no dia 14 de maio. O Museu das Ilusões é uma exposição interativa com mais de 90 instalações que desafiam os sentidos e a percepção da realidade por meio de ilusões ópticas, experiências sensoriais, painéis 3D e cenários instagramáveis (espaços ou locais projetados ou decorados de forma a serem visualmente atraentes e que estimulam as pessoas a tirar fotos para compartilhar nas redes sociais, especialmente no Instagram). Voltado para todas as idades, o espaço oferece uma experiência única que une aprendizado e diversão.

Segundo a professora Dulcinéia, conhecida carinhosamente como Néia, a atividade teve grande valor pedagógico, especialmente na disciplina de “Arte”. “A visita ao Museu das Ilusões representa uma oportunidade rica e significativa de aprendizado, pois permite que os alunos explorem, na prática, conceitos fundamentais do campo artístico, como percepção visual, ilusão óptica, composição, criatividade, interatividade e engajamento”, destacou a docente do CEA.

Ela ainda reforçou que o contato com a arte contemporânea, especialmente aquela voltada à experiência do público, amplia o entendimento dos estudantes sobre o papel da “Arte” na sociedade atual. “Essa abordagem valoriza formas não convencionais de expressão, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais envolvente e significativo. Ao vivenciar a ‘Arte’ de maneira sensorial, os estudantes fixam melhor os conteúdos e despertam sua sensibilidade estética”, explicou a professora Néia.

Durante a visita, os alunos do 5º Ano do CEA ficaram encantados com as instalações. A cada nova sala, era possível ver a curiosidade e o entusiasmo estampados nos rostos das crianças. “Muitos comentaram que nunca tinham visto uma ‘Arte’ tão diferente e divertida, comparando as ilusões a mágicas ou a truques de filmes”, comentou a docente do CEA responsável pela disciplina de “Arte”.

Os espaços interativos chamaram especialmente a atenção: As crianças tiraram fotos em cenários que desafiavam a gravidade, alteravam a proporção dos corpos ou criavam ilusões visuais surpreendentes. “Essa interação prática as ajudou a compreender que a ‘Arte’ também pode ser feita para brincar com a percepção e provocar sensações. Para muitos, a experiência foi inesquecível. Relataram que aprenderam se divertindo e que agora veem a ‘Arte’ como algo mais presente e acessível no dia a dia”, completou a professora Néia.

A visita também foi marcada por depoimentos empolgados dos alunos. Heitor Sfalsin Lírio, do 5º Ano “B” matutino, afirmou: “Eu achei esse passeio interessante, as ilusões são efeitos que deixam seu cérebro ‘bugado’. Pensamos que o que estamos vendo nunca acontece, mas, na verdade, acontece. Muitas coisas parecem mentira, mas não são. Amei o passeio”.

Já Mayra Rosário Afonso, da mesma turma, destacou: “A experiência foi muito legal. Vi várias salas, aprendi muitas coisas e, em algumas áreas, foi bem divertido. Gostei mais das ilusões dos espelhos. Foi maravilhoso”. Thayla Rodrigues Goes, também do 5º Ano “B” matutino, disse que essa foi uma das aulas de campo mais incríveis de que já participou: “Aconselho muitas pessoas a irem visitar, principalmente as crianças, que vão amar e se encantar”.

Para Lara Lopes Flôres Leal, do 5º Ano “A” vespertino, a aula no museu foi uma “experiência única”. Penelope Loiola da Silva Melo, também aluna da turma do 5º Ano “A” (vespertino), compartilhou que amou a cabine dos espelhos e o momento das fotos na cadeira gigante: “Foi maravilhoso”. Já Davi Andrade Lanschi Silva, do 5º Ano “A” matutino, se encantou com uma cozinha onde as pessoas pareciam estar de cabeça para baixo: “Eram ilusões fantásticas”. Allany Araújo de Narde Salles, da mesma turma, em sua primeira visita a um museu, se surpreendeu com as “artes incríveis”: “Amei, foi uma experiência e tanto”.

A aula de campo no Museu das Ilusões demonstrou como o aprendizado pode ser reforçado de forma prática, criativa e divertida, aproximando os alunos do 5º Ano, matutino e vespertino, do Ensino Fundamental do Centro Educacional de Aracruz (CEA), da “Arte” de maneira significativa e despertando neles um novo olhar sobre o mundo ao seu redor. A atividade reforçou a importância de metodologias ativas no ensino, conectando teoria e prática de forma criativa.
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