
De 27 a 31 de janeiro, os professores do Centro Educacional de Aracruz (CEA) participaram de uma Capacitação Docente, iniciando oficialmente o ano letivo de 2025. Os encontros ocorreram na sala de aula nº 21, do Bloco “B” (Prédio Conselheiro Primo Bitti), com a presença dos docentes do Ensino Fundamental e Médio, tanto do período matutino quanto do vespertino. A capacitação teve como objetivo promover a atualização pedagógica, o aprimoramento das práticas de ensino e a integração de novas metodologias educacionais.
A abertura oficial foi realizada pela diretora escolar, professora Adriana Recla Sarcinelli, que destacou a busca contínua pela excelência como princípio fundamental da instituição. “Desde que assumi a gestão do CEA, trabalhamos um eixo que julgo fundamental: excelência”, afirmou Recla, enfatizando que a excelência não é um objetivo inalcançável, mas sim um hábito a ser construído diariamente. Citando Aristóteles, ela reforçou que cada professor deve buscar aprimoramento constante, tanto no ensino quanto no diálogo. A meta da instituição para 2025 é clara: “Juntos, fazemos uma educação diferente. Atos de excelência”.
Durante sua fala, a professora Adriana também abordou os desafios da educação contemporânea e reforçou a importância da ética pelos professores, pontualidade e compromisso na construção de uma educação de qualidade. A diretora escolar do CEA sublinhou que o impacto do professor vai além da sala de aula, afetando a vida dos estudantes e de suas famílias: “Toda ação reflete além da sala de aula, por isso a excelência deve ser um compromisso diário de todos”, afirmou Recla.
O primeiro dia da capacitação contou com uma palestra do professor Ronaldo Félix, do curso de Direito da FAACZ, sobre bullying e cyberbullying. Félix discutiu os aspectos principais dessas práticas, como a intencionalidade, a persistência e a assimetria de poder, e destacou a importância de abordagens sensíveis e de apoio psicológico tanto para vítimas quanto para agressores. Ele também falou sobre a Lei nº 14.811/24, que estabelece penas mais rígidas para os casos de bullying e cyberbullying, e reforçou a relevância da Capacitação Docente para a prevenção desses comportamentos.
Ronaldo Félix ressaltou que a legislação nem sempre é clara quanto às situações de violência, mas enfatizou que “é possível identificar a figura do agressor e a figura da vítima, que são os sujeitos envolvidos em uma situação de bullying”. Segundo ele, compreender as características dessas pessoas facilita a adoção das melhores formas de abordagem e intervenção.
Em relação à figura do agressor, Félix destacou que o comportamento agressivo é a característica principal, geralmente associado a um desejo de poder sobre outra pessoa ou grupo, além de uma baixa empatia com a vítima. Já a vítima, segundo Ronaldo, normalmente apresenta um comportamento que diverge do padrão social estabelecido no ambiente escolar ou pertence a um grupo que tradicionalmente sofre esse tipo de violência.
Félix também enfatizou a importância de saber como abordar essas pessoas, destacando que “uma atuação mais abrupta pode não ser a melhor solução”. Para ele, é fundamental que a abordagem seja feita com sensibilidade, talvez iniciando uma conversa sem colocar a questão da violência em primeiro plano, permitindo assim que a vítima se sinta confortável para compartilhar informações sobre o ocorrido.
No dia 28, a professora Adriana Recla Sarcinelli abordou a Lei nº 15.100/25 e apresentou o Protocolo para Uso do Celular no CEA, além de fornecer orientações pedagógicas e didáticas para os docentes. No dia 29, os professores participaram do planejamento por área: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com orientações das supervisoras escolares Eleide B. C. Maulaz e Ana Paula Pereira Martins da Silva Bertolini. A Capacitação Docente continuou com a assessora Cibele Mendanha, que apresentou os materiais que serão utilizados pelos professores durante o ano e ministrou uma formação pedagógica do Sistema Ético.
A capacitação incluiu, também, um treinamento sobre a Plataforma Plurall – “Inteligência Artificial” –, ministrado pela analista de relacionamento do Plurall, Patrícia Ferreira, no dia 30. Na ocasião, a professora Stéfani Martins, coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ, discutiu os impactos das tecnologias, como o celular, no comportamento e no aprendizado dos alunos, alertando para os efeitos negativos do uso irrestrito desses dispositivos.
Em sua fala, ela explicou como o uso indiscriminado de dispositivos eletrônicos pode prejudicar o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes. “As tecnologias têm um papel fundamental na nossa sociedade, mas, quando utilizadas de forma excessiva, podem comprometer aspectos essenciais do aprendizado e das relações interpessoais, como a atenção, a memória, a capacidade de resolver problemas e a saúde emocional”, afirmou Martins.
A coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ ressaltou a relevância da lei que estabelece limites para o uso de tecnologias, destacando que a retirada de aparelhos celulares do ambiente escolar busca, inicialmente, conter efeitos adversos, como ansiedade, agressividade e abstinência, decorrentes de um possível vício em dispositivos móveis. Stéfani também demonstrou que esse movimento visa criar um ambiente acolhedor e favorável ao aprendizado: “O objetivo desse momento foi capacitar os professores para, em conjunto com a instituição, oferecer um ambiente mais saudável e produtivo para o desenvolvimento dos alunos”, explicou.
Em suma, a professora Stéfani reforçou que a utilização equilibrada das tecnologias é essencial para que seu potencial seja maximizado sem comprometer a saúde emocional e o bem-estar dos estudantes. Por fim, no dia 31, os professores participaram da formação da FTD – “Projeto Cultivando Leitores” –, ministrada pela assessora pedagógica da FTD, Eliane Vidal. O projeto visa incentivar a leitura e o desenvolvimento de habilidades literárias entre os alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º Ano.
Com foco na excelência e na inovação, a Capacitação Docente do CEA deu início ao ano letivo de 2025 com ações que visam fortalecer o comprometimento da instituição com a construção de uma educação transformadora e de qualidade. Essa capacitação reflete o compromisso do Centro Educacional de Aracruz com a formação integral dos alunos, preparando os professores para os desafios da educação contemporânea e para a criação de um ambiente escolar seguro, acolhedor e estimulante para o aprendizado.
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