
No mês de março, os alunos do 4º Ano “A” (vespertino) do Ensino Fundamental do Centro Educacional de Aracruz (CEA) tiveram uma experiência especial ao aprender sobre o Gênero Textual “Carta” de maneira dinâmica e afetiva. Sob a orientação da professora Jenniffer Paluci Barbosa Magalhães, da disciplina de “Produção de Texto”, as crianças mergulharam no universo da escrita tradicional, resgatando uma forma de comunicação que vai além dos meios digitais.
A atividade teve como objetivo ensinar a estrutura de uma carta pessoal, incluindo elementos como data, saudação, corpo do texto, despedida e assinatura. Mas o projeto foi além da teoria: cada aluno escreveu uma carta para um amigo ou familiar, anotando cuidadosamente o endereço do destinatário. A empolgação tomou conta da turma, que aguardava ansiosamente o momento de enviar suas mensagens.
O ápice da experiência foi a visita à agência dos Correios de Aracruz (ES), onde as crianças puderam postar suas cartas pessoalmente. Para muitos, foi a primeira vez que vivenciaram esse processo tão simbólico – desde a escrita até o envio –, despertando curiosidade e emoção. Mais do que uma simples lição de escrita, a atividade proporcionou à turma um momento de conexão, afeto e descoberta. Afinal, os alunos vivenciaram, na prática, como um simples papel pode levar carinho, saudade e alegria a quem o recebe.
A professora Jenniffer destacou o impacto da atividade na aprendizagem e no envolvimento dos estudantes: “As crianças estavam ansiosas para saber quem iria receber a carta primeiro em casa. Foi lindo ver o brilho nos olhos delas ao colocar a carta na caixa de correio. Resgatamos uma forma de comunicação cheia de afeto, que era muito mais frequente há alguns anos, antes de termos acesso tão fácil aos meios digitais”, afirmou a docente do CEA.
Escrever uma carta, selá-la, endereçá-la e enviá-la pelos Correios tornou-se uma lição inesquecível de linguagem, história e emoção – uma vivência que certamente ficará marcada na memória de cada aluno. A iniciativa não só reforçou o aprendizado sobre gêneros textuais, mas também mostrou o poder das palavras escritas para criar conexões emocionais. A atividade deixou marcas positivas na turma, provando que, mesmo em tempos de mensagens instantâneas, uma carta ainda pode carregar um significado especial.
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