
Nos dias 10 e 11 de abril, o Centro Educacional de Aracruz (CEA) foi palco de uma verdadeira celebração da “Matemática”, com a realização da 3ª edição do “Matemágica Day”. A atividade envolveu todos os estudantes do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º Ano, dos períodos matutino e vespertino, em uma jornada repleta de desafios, jogos e brincadeiras que tornaram o aprendizado ainda mais envolvente. Esta edição do evento buscou mostrar que a disciplina está presente no cotidiano e pode ser aprendida de forma criativa.
Idealizado e coordenado pelos professores de ‘Matemática” Maria Auxiliadora Dias da Silva Bandeira, Glecymeri Nunes de Aquino Simões, George Scarpat Giacomin, Bruno Ferreira Costa e Júlia Nossa de Carvalho, o evento contou também com a colaboração ativa dos professores regentes da disciplina do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, nos dois turnos.
Participaram: Rita de Cássia Pancieri Marino Thompson (1º Ano), Maria da Penha Souza Moraes Rui (2º Ano), Bruna Barbosa Simora Matiuzzi (3º Ano e 1º Ano), Joklécema Zaganelli Araújo Gouvêa Costa (4º Ano), Janaína Aparecida Lopes da Silva (5º Ano), Luana Santana Barreto (2º Ano), Jéssica de Jesus Pinto Sodré (3º Ano) e Jenniffer Paluci Barbosa Magalhães (4º Ano).
Durante os dois dias de atividades, os alunos participaram de gincanas, competições e estações de jogos que estimularam o Raciocínio Lógico e a aplicação de conceitos matemáticos de forma lúdica. A quadra poliesportiva foi o cenário das competições para os estudantes do 6º ao 9º Ano, enquanto os demais espaços escolares – salas de aula, pátio principal e parquinho – foram utilizados pelas turmas do 1º ao 5º Ano.
Os jogos variaram conforme o segmento escolar. Entre os menores, os professores regentes aplicaram atividades como “Quebra-cabeças”, “Jogos de Montar”, “Trilhas de Adição” e “Desafios com Raciocínio Lógico”, adaptados para cada faixa etária. Já os estudantes dos anos finais enfrentaram provas como “Corrida dos Cálculos”, “Ordenar a Reta Numérica”, “Montar o Sólido Geométrico”, “Construção com Tangram” e “Sempre, Nunca e Às Vezes” (jogo de perguntas e respostas) e “Desafios de Probabilidade”.
As equipes do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental receberam nomes de matemáticos que marcaram a história da disciplina: Malba Tahan, Fibonacci, Hipátia e Pitágoras. Antes de iniciar os jogos, cada grupo apresentou uma breve biografia do matemático homenageado, agregando ainda mais conhecimento à proposta interdisciplinar do evento, ao unir “História” e “Matemática”.
Segundo a professora Maria Auxiliadora, conhecida carinhosamente pelos alunos como Dora, o “Matemágica Day” é um momento muito aguardado. “Foi muito divertido e já é um evento esperado pelos estudantes. Eles participaram de trilha com adições algébricas, montaram sólidos geométricos, organizaram reta numérica, resolveram desafios e jogaram o famoso perguntas e respostas, no qual avançavam ao acertar cada questão. Tudo isso mostra o compromisso do CEA com uma educação significativa para nossos alunos”, destacou a docente.
Além de promover a aprendizagem, o evento estimulou a colaboração, a criatividade e o entusiasmo dos estudantes. Prova disso foram os depoimentos emocionados dos participantes. “Aprendemos sobre os números de uma forma muito legal. Eu até falei sobre a vida de Hipátia, que foi uma das primeiras mulheres matemáticas”, contou a aluna Ayla Schiffler Abreu, do 6º Ano “D”. Já Danyel Marques Vital da Silva, da mesma turma, afirmou: “Foi um dia divertido, pois aprendemos brincando, com vários amigos”.
Para Lorena Baracho Morais, do 7º Ano “D”, “os jogos foram bem pensados e foi um momento cheio de aprendizado, diversão e trabalho em equipe”. A aluna Ester Minchio Kohler, do 7º Ano “B”, resumiu bem o espírito do evento: “Além de treinar ‘Matemática’ de forma lúdica, conheci coisas que não conhecia antes. Foi super legal”.
O “Matemágica Day” já se consolidou como uma tradição no CEA, com o propósito de mostrar que a “Matemática” está presente em diversas situações do cotidiano e pode ser, sim, divertida. A cada edição, o evento reafirma a importância do ensino criativo e inovador, que coloca o estudante como protagonista da própria aprendizagem. Com atividades que envolveram “Geometria”, “Operações Básicas”, “Probabilidade” e “Raciocínio Lógico”, o “Matemágica Day” 2025 cumpriu seu objetivo: transformar números em diversão e aprendizagem coletiva.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br