Gamificação na Educação: Estudantes do CEA aprendem sobre o Iluminismo por meio da criação de jogos

Fotos: Divulgação

A gamificação na educação, abordagem pedagógica que utiliza elementos de jogos em atividades e processos educacionais, tem ganhado cada vez mais espaço nas salas de aula como ferramenta para engajar e dinamizar a aprendizagem dos alunos. Apostando nesse recurso, os estudantes das turmas “A”, “B” e “C” das 2ª Séries do Ensino Médio do Centro Educacional de Aracruz (CEA) participaram de uma prática educativa inovadora voltada ao conteúdo do Iluminismo, unindo aprendizado e interatividade.

Sob a orientação da professora de “História”, Fernanda Rodrigues Wolkartt, os alunos mergulharam no universo das ideias iluministas e em temas como “Ciências”, “Matemática”, “Política” e “Economia”, transformando-os em jogos criativos que foram apresentados e testados em sala. A proposta teve como objetivo principal tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo, ao mesmo tempo que estimulava a autonomia, a pesquisa e o trabalho em equipe.

A atividade foi realizada ao longo de duas semanas, durante as aulas de “História”, e dividida em cinco etapas: Estudo e pesquisa do conteúdo; escolha do tipo de jogo; aplicação dos conhecimentos adquiridos de maneira lúdica; apresentação dos jogos e das temáticas entre os grupos; e, por fim, a troca de jogos e reflexões sobre a experiência.

O resultado foi uma verdadeira maratona de criatividade, aprendizado e diversão. Os grupos surpreenderam com jogos variados, que iam desde tabuleiros a desafios de perguntas e respostas, sempre com foco nas ideias e transformações trazidas pelo movimento Iluminista.

Para finalizar, os alunos compartilharam suas impressões sobre a prática educativa. Luciano Freitas Gonçalves Pires, da 2ª Série “C”, destacou que foi uma experiência enriquecedora: “Fazer o trabalho de ‘História’ foi algo fenomenal, com o intuito de aprendermos mais sobre esse período do movimento Iluminista e compreendermos melhor a função daqueles que iluminaram o pensamento de todo o mundo. Foi muito bom”.

A professora Fernanda Wolkartt ressaltou que a gamificação não apenas tornou o conteúdo mais atrativo, como também facilitou a fixação dos temas trabalhados: “Os alunos se engajaram de forma surpreendente, demonstrando criatividade e domínio do assunto ao transformá-lo em algo lúdico” – afirmou a docente do CEA, mostrando que elementos como competição, desafios e recompensas podem potencializar o ensino.

Os resultados alcançados evidenciam a eficácia das metodologias ativas na educação, demonstrando que o aprendizado interativo vai além da sala de aula. Essa proposta do CEA consolida uma abordagem inovadora, que prepara os estudantes do Ensino Médio não apenas para as avaliações, mas também para o desenvolvimento do pensamento crítico e da colaboração.

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