
Manter o engajamento dos alunos em sala de aula é um dos grandes desafios da educação atual. Pensando nisso, o professor George Scarpat Giacomin, responsável pela disciplina de “Matemática” do 9º Ano do Ensino Fundamental II, turma “B”, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), apostou na combinação entre tecnologia, interatividade e aprendizado para revisar conteúdos de forma inovadora, transformando a atividade em uma experiência dinâmica e participativa.
A aula, realizada no Espaço Maker da escola, utilizou a plataforma Kahoot –ferramenta online que permite a criação de quizzes interativos – para revisar os conteúdos de “Potenciação” e “Radiciação”, temas muitas vezes considerados complexos pelos estudantes. Logo no início da atividade, os alunos acessaram a plataforma por meio de seus dispositivos eletrônicos, enquanto as perguntas eram projetadas no telão.
Com tempo cronometrado para cada questão, a aula ganhou ares de competição saudável. Ao fim de cada rodada, eram exibidas as pontuações individuais e o ranking geral dos participantes. O ambiente, geralmente mais silencioso e formal, foi tomado por risadas, foco e entusiasmo dos estudantes, que participaram com atenção e espírito colaborativo.
“O Kahoot permite que eu, enquanto professor, avalie em tempo real o que os alunos entenderam e onde ainda há dúvidas. E o melhor: eles participam com muito mais engajamento”, destacou o professor George. Ele explicou que o objetivo principal da aula foi revisar os conteúdos de forma leve, dinâmica e eficaz.
Durante a atividade, os estudantes foram desafiados a responder questões sobre “Propriedades das Potências”, “Raízes Quadradas e Cúbicas”, além de explorar a relação entre “Potenciação” e “Radiciação”. As perguntas, contextualizadas com situações do dia a dia, exigiram raciocínio rápido e contribuíram para reforçar a agilidade “Matemática” dos alunos.
Além do aspecto pedagógico, a aula também teve impacto positivo no desenvolvimento de competências socioemocionais, como trabalho em equipe, resolução de problemas sob pressão e autoestima. “A cada resposta, os estudantes recebiam feedback imediato sobre seu desempenho, o que é fundamental para a construção do conhecimento e da confiança”, acrescentou o professor George Scarpat Giacomin.
Quem também aprovou a proposta foi a aluna Elena Ventorim, que compartilhou sua experiência: “Tivemos uma aula de revisão de ‘Matemática’ diferente e bem divertida usando o Kahoot. Foi uma forma de revisar os conteúdos antes da prova de um jeito mais leve. À medida que respondíamos, o placar ia mudando, o que deixava a disputa ainda mais animada. Todo mundo ficou empolgado. Achei a aula muito legal porque, além de revisar o conteúdo, a gente se divertiu”.
A iniciativa é mais um exemplo de como metodologias ativas e o uso de recursos tecnológicos podem transformar o ambiente escolar e potencializar o aprendizado dos estudantes, promovendo não apenas o domínio dos conteúdos, mas também o prazer em aprender. Com resultados positivos tanto no desempenho quanto no envolvimento dos alunos, a iniciativa do professor George mostra como a tecnologia pode ser uma aliada para tornar o ensino mais atrativo e eficiente.
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