
Em uma noite emocionante, que marcou a conclusão de seu primeiro ciclo na educação formal, os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional de Aracruz (CEA), dos turnos matutino e vespertino, transformaram o auditório da escola em um palco de poesia, música e reflexão. A apresentação “Ser Criança”, realizada no dia 04 de dezembro de 2025, reuniu famílias e educadores para celebrar as conquistas na leitura e escrita dos pequenos.
O evento foi o ponto alto de um projeto pedagógico que teve a leitura como eixo central. Sob a orientação das professoras regentes Rita de Cássia Pancieri Marino Thompson (matutino) e Bruna Barbosa Simora Mattiuzzi (vespertino), com a colaboração da professora de Educação Física Daniane Santos Portela da Fonseca, as crianças exploraram, ao longo do período, temas como identidade, amizade, criatividade e os direitos da infância.

Na abertura do evento, a diretora escolar do CEA, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli, destacou a importância dessa fase para os alunos, que estão “fechando esse primeiro aninho do ciclo deles na escola”. Ela enfatizou que o processo de alfabetização é contínuo e que a leitura e a brincadeira são essenciais para o desenvolvimento infantil. “Brincar é uma coisa muito séria para a criança”, afirmou a diretora. Estiveram presentes também a supervisora escolar e pedagoga responsável pelas turmas, Eleide B. C. Maulaz, e a coordenadora de turno Soraya Oliveira da Silva, além de demais membros da equipe pedagógica.

Os alunos encantaram os familiares presentes – pais, avós e convidados – com recitais de poemas e leituras dramatizadas. Com desenvoltura e doçura, recitaram poemas como “Uma Palmada Bem Dada”, de Cecília Meireles, falaram sobre a beleza da amizade e refletiram sobre os direitos de ser criança, incluindo o direito de brincar e não trabalhar. Um dos momentos mais animados foi a apresentação com cordas, coordenada pela professora Daniane, unindo atividade física, ritmo e diversão. As famílias acompanharam atentamente as produções, que refletiram o aprendizado construído ao longo do ano letivo.

As professoras Bruna Barbosa Simora Mattiuzzi (vespertino) e Rita de Cássia Pancieri Marino Thompson (matutino) agradeceram o empenho dos alunos e ressaltaram a importância do incentivo familiar. “Deem livros de presente, leiam com eles… é a leitura que vai fazê-los crescer nesse gigante mundo”, aconselhou a professora Rita. Já a professora Bruna destacou que cada estudante vive o processo de alfabetização no seu ritmo. “É uma jornada de desafios e conquistas. Alguns aprendem mais rápido, outros precisam de mais tempo. O importante é valorizar cada evolução”, comentou a educadora.



O evento reforçou o compromisso do Centro Educacional de Aracruz (CEA) com a educação integral, promovendo o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos estudantes por meio da leitura, da expressão artística e do vínculo com as famílias. A mensagem final foi um tributo ao poder dos livros, descritos pelas crianças como “um amigo que aquece o coração”, uma “caixa mágica de surpresas” e um “superpoder” que permite viajar para mundos imaginários.



A noite, repleta de aplausos e olhos marejados, cumpriu seu objetivo: mostrou que, mais do que decodificar letras, as crianças aprenderam a encontrar na leitura uma fonte inesgotável de prazer, crescimento e magia – elementos fundamentais do direito de ser criança. O projeto, que teve a leitura como base principal, buscou formar leitores proficientes, capazes de ampliar o conhecimento de mundo e fortalecer habilidades socioemocionais.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br
