Fração no prato: projeto pedagógico no CEA transforma aprendizado matemático em experiência concreta e saborosa

Com apoio de livro didático e uso de alimentos, professora de “Matemática” aproxima o conceito de frações da realidade dos estudantes do 6º Ano, estimulando compreensão e participação ativa.

Fotos: Divulgação.

Um projeto desenvolvido pela professora Glecymeri Nunes de Aquino Simões está revolucionando o jeito de ensinar e aprender frações para os alunos dos 6º Anos (matutino e vespertino) do Ensino Fundamental, no Centro Educacional de Aracruz (CEA). O objetivo central da atividade é tornar o estudo das frações mais concreto, dinâmico e significativo, afastando a abstração que muitas vezes cerca o tema e transformando a “Matemática” em uma experiência palpável e interativa.

A ação pedagógica tem como base teórica o livro didático “Frações sem Mistérios”, de Luzia Faraco Ramos, que aborda frações, seus conceitos fundamentais e operações. A inovação, no entanto, veio ao associar o conteúdo da obra a um recurso inesperado e cotidiano para os estudantes: alimentos. A metodologia foi aplicada em etapas claras: primeiro, o estudo do conteúdo pelo livro; depois, a representação prática de frações utilizando os alimentos, trabalhando em grupos; em seguida, a aplicação de um questionário avaliativo; e, por fim, a consolidação do aprendizado por meio da produção de relatos reflexivos pelos próprios alunos.

Pilar Caniçali Rezende e Sofia Vieira Seleguini, do 6º Ano “B” (matutino), ressaltaram: “A professora Glecymeri decidiu trabalhar com a gente um livro que conta a história de um grupo de amigos que tinha um professor que ensinava frações por meio de cartões coloridos e material dourado. A forma como a nossa professora resolveu nos ensinar frações por meio de alimentos nos ajudou a compreender melhor como resolver os problemas de forma lúdica e dinâmica”.

A estratégia de utilizar comida como material concreto para dividir, comparar e operar frações teve um impacto direto na compreensão e no engajamento. “Este tipo de atividade é muito legal, uma forma de aprender muito mais divertida e fácil. Eu, particularmente, gostei de aprender dessa forma, entendi muito melhor as frações. Dividir frações na prática é muito melhor; na verdade, é melhor dividir com comida do que com número no papel”, destacou a aluna Nina Sarmenghi Pacheco Riccato, do 6º Ano “C”, também do matutino.

Segundo a professora Glecymeri, o projeto visa promover uma compreensão concreta, prática e dinâmica do conceito. Ao aproximar o conteúdo da realidade cotidiana, a atividade conseguiu desmistificar as frações e demonstrar sua aplicação prática. O resultado foi uma experiência pedagógica rica em interação, prática e construção colaborativa do conhecimento, que fortaleceu o interesse dos alunos e tornou a “Matemática” verdadeiramente tangível.

A iniciativa não apenas cumpriu seu objetivo didático de facilitar a assimilação do conteúdo programático, mas também ressaltou a importância de metodologias ativas que colocam o aluno do Ensino Fundamental como protagonista do seu aprendizado, provando que, muitas vezes, o caminho para entender a “Matemática” pode ser mais saboroso do que se imagina.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br

PESQUISA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

POR CATEGORIA

Arquivos

ESCOLHA POR DATA

Categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS