
Entre os dias 27 e 30 de outubro de 2025, o miniauditório do Centro Educacional de Aracruz (CEA) foi palco de uma atividade especial: a “Tertúlia Literária” com os alunos do 7º Ano, turmas “A”, “B”, “C” e “D” do período matutino. A ação, integrada às aulas de “Produção de Texto”, teve como foco a obra “A Megera Domada”, do consagrado dramaturgo inglês William Shakespeare.

Sob a orientação da professora Wanesa Cuzzuol, a proposta da tertúlia foi promover uma experiência de leitura mais profunda, estimulando a interpretação crítica, o debate de ideias e a expressão oral e escrita dos estudantes. Cada turma participou durante sua respectiva aula de “Produção de Texto”, quando pôde compartilhar impressões sobre os personagens, discutir os conflitos da trama e refletir sobre os valores e comportamentos retratados na peça clássica.

Para a professora Wanesa, a atividade foi um sucesso: “A Tertúlia Literária foi uma oportunidade incrível para que os alunos se aproximassem da literatura clássica de forma leve e participativa. Eles se envolveram com entusiasmo, fizeram conexões com a atualidade e demonstraram grande capacidade de argumentação. Foi um momento de troca, escuta e crescimento coletivo”, avaliou.

A opinião dos estudantes refletiu o entusiasmo pela experiência. O aluno Tácio Fraga Proscholdt, do 7º Ano “A”, destacou o valor do debate coletivo: “Achei muito interessante ouvir a opinião dos meus colegas. Cada um percebeu a história de um jeito diferente, e isso fez a leitura ficar ainda mais rica”.



O desenvolvimento de competências socioemocionais nos estudantes, como a empatia, a escuta ativa e o respeito à diversidade de opiniões, ficou evidente durante a “Tertúlia Literária”. Essas habilidades são essenciais para a convivência em sociedade e reafirmam o protagonismo estudantil e a formação de qualidade com foco na cidadania oferecidos pelo CEA.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br
