
Durante os meses de setembro e outubro de 2025, os alunos do 4º Ano, turmas “A” e “B” do Ensino Fundamental, do turno matutino, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), participaram de um projeto especial sobre educação financeira, coordenado pela professora regente Joklécema Zaganelli Araújo Gouvêa Costa. A iniciativa, que culminou na simulação de um mercadinho em sala de aula, integra o programa “Financinhas”, do Instituto Sicoob.
O projeto foi desenvolvido em etapas, com o objetivo de formar uma geração mais consciente e responsável no uso do dinheiro. As crianças vivenciaram, de forma prática e divertida, conceitos de educação financeira. Tudo começou com a leitura do livro “Margô e Davi foram ao mercadinho” seguida de um debate com as turmas. A professora Joklécema lançou perguntas como: “Você já foi ao mercado?”, “O que é comprar o necessário?” e “O que é economizar?”, instigando a reflexão.
Desenvolvendo habilidades
Em casa, os alunos deram continuidade ao aprendizado, resolvendo problemas matemáticos que envolviam as operações fundamentais e o uso de cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro. Uma das tarefas foi entrevistar um familiar para descobrir o gasto semanal com supermercado, registrando as informações para posterior elaboração de um gráfico em sala.

Nas aulas, os conceitos de educação financeira foram aprofundados. As turmas debateram a importância de consumir com responsabilidade e desenvolveram hábitos de planejamento, economia e priorização. A professora escreveu no quadro os títulos “Desejos” e “Necessidades” e, juntos, fizeram uma lista coletiva de exemplos para diferenciar os dois conceitos.
A produção textual também fez parte do projeto. Os alunos escreveram textos opinativos respondendo à pergunta: “Você acha importante economizar dinheiro? Por quê?”, seguindo a estrutura de introdução, opinião, justificativa e conclusão, com revisão feita com apoio da professora ou em dupla.
O grande dia: o mercadinho

O ponto alto do projeto foi a atividade prática de Matemática: a montagem de um mercadinho. Os alunos observaram uma tabela com produtos fictícios e seus preços, receberam cédulas de dinheiro também fictício e precisaram fazer suas escolhas de compra respeitando um limite de valor estabelecido. A atividade exigiu que justificassem suas escolhas, calculassem o troco e refletissem se haviam comprado mais itens por desejo ou necessidade.
Entusiasmo e aprendizado
A professora Joklécema descreveu a atividade como uma experiência muito rica e divertida. “As turmas do 4º Ano “A” e “B” participaram com entusiasmo, simulando um supermercado de verdade, com caixas, clientes, produtos, etiquetas de preços e até dinheiro fictício. Foi uma atividade prática, dinâmica e muito significativa. Os alunos se envolveram intensamente”, relatou a educadora.

“Durante a vivência, os alunos puderam colocar em prática conceitos de Matemática, como soma, subtração e cálculo de troco, além de desenvolverem habilidades de comunicação, cooperação e responsabilidade. A experiência também estimulou o pensamento crítico e o consumo consciente, mostrando a importância de planejar compras e comparar preços”, acrescentou a docente.

Os estudantes também compartilharam suas impressões. Laura Pessotti Ribeiro Rui, do 4º Ano “A”, afirmou: “Achei a atividade maravilhosa, foi muito divertida e realista”. Para Ana Clara Gonçalves de Jesus, também do 4º Ano “A”, “foi muito legal. Nos divertimos fazendo compras como se fossem de verdade”. Lucas Santos Cosmi do Nascimento, do 4º Ano “B”, comentou: “Aprendemos a cuidar do nosso dinheiro, porque nem todas as pessoas têm muito; por isso, precisamos economizar”. Filipe Santos Mattos, também do 4º Ano “B”, completou: “Aprendemos a economizar comprando o necessário. Assim, podemos adquirir outras coisas que precisamos”.
Sobre o programa “Financinhas”
A iniciativa integra o programa “Financinhas”, desenvolvido pelo Instituto Sicoob, que tem como objetivo formar uma geração mais consciente e responsável no uso do dinheiro. Oferecido gratuitamente às escolas por meio de parcerias com cooperativas do Sistema Sicoob, o programa utiliza recursos lúdicos e linguagem acessível para ensinar noções básicas de educação financeira a alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental.

Entre os pilares do projeto estão temas como “Origens do Dinheiro”, “Desejo x Necessidade”, “Consumo Consciente” e “Formas de Uso do Dinheiro”, que incluem poupar, doar, investir e gastar. Com mais de 20 anos de atuação, o Instituto Sicoob reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades, acreditando que a educação é essencial para a transformação social. O eixo “Cidadania Financeira” evidencia que é possível formar cidadãos preparados para um futuro equilibrado e próspero.

A parceria entre o CEA e o Instituto Sicoob demonstra que a educação financeira, introduzida desde cedo, é uma ferramenta importante para a formação integral dos estudantes, promovendo cidadania, responsabilidade e autonomia. Incentivar a reflexão sobre o valor do dinheiro e a importância de planejar o futuro mostra que o aprendizado vai além da sala de aula, desenvolvendo organização, consciência social e habilidades para a vida.
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