Educação Financeira ganha espaço no 2º Ano (vespertino) do CEA com atividades lúdicas e conscientes

Fotos: Divulgação.

Ao longo do mês de setembro, os alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental, período vespertino, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), vivenciaram uma experiência educativa enriquecedora. Sob a orientação da professora Luana Santana Barreto, as crianças participaram de atividades inspiradas no livro “Caio Achou uma Moedinha”, com o objetivo de refletir sobre o valor do dinheiro e a importância de poupar para realizar sonhos.

Durante as atividades, os estudantes foram incentivados a ler a obra, preencher a ficha literária e participar de rodas de conversa que estimulavam a reflexão sobre o uso consciente do dinheiro e suas diferentes possibilidades. A experiência integrou leitura, reflexão e prática, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação de cidadãos responsáveis.

Nos dias 22 e 23 de setembro de 2025, a sala de aula se transformou em uma verdadeira “lojinha”, onde os estudantes participaram de uma simulação de compra e venda utilizando moedas e cédulas fictícias. A atividade proporcionou uma aprendizagem divertida e significativa sobre troco, escolhas conscientes e consumo responsável.

“Trabalhar finanças com os alunos é essencial para desenvolver desde cedo o senso de responsabilidade e consciência sobre o valor do dinheiro. De forma lúdica e prática, as crianças aprendem a fazer escolhas, entender prioridades e perceber que o dinheiro está presente em muitas situações do dia a dia. Essa aprendizagem vai muito além dos números: ajuda na formação de cidadãos mais conscientes e preparados para lidar com situações reais no futuro”, destacou a professora Luana Santana Barreto.

Programa “Financinhas”: Educação financeira para crianças

A proposta desenvolvida no CEA está alinhada ao Programa “Financinhas”, iniciativa do Instituto Sicoob voltada para alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental. O programa introduz conceitos básicos de educação financeira de forma acessível e divertida, utilizando recursos lúdicos que facilitam o aprendizado e linguagem adequada à faixa etária.

Entre seus pilares estão: as “Origens do Dinheiro”, relacionadas ao trabalho e esforço; a reflexão sobre “Desejo x Necessidade”, que ajuda a diferenciar o essencial do supérfluo; a promoção do “Consumo Consciente”, incentivando escolhas responsáveis; e o ensino sobre as diversas “Formas de Uso do Dinheiro”, como poupar, doar, investir e gastar. Por meio dessas atividades, os alunos aprendem a tomar decisões financeiras conscientes e a perceber a importância de planejar o uso do dinheiro.

O “Financinhas” é oferecido gratuitamente às escolas por meio de parcerias com cooperativas do Sistema Sicoob, apresentando-se como uma ferramenta pedagógica que complementa e enriquece o conteúdo curricular.

Educação que transforma

A experiência vivida pelos alunos do 2º Ano (vespertino) do CEA evidencia como a educação financeira pode ser incorporada ao cotidiano escolar de forma significativa. Ao aprenderem sobre dinheiro, escolhas e sonhos, as crianças desenvolvem habilidades matemáticas e valores que contribuem para uma vida equilibrada e consciente.

Essa iniciativa mostra que o aprendizado vai além da sala de aula: promove responsabilidade, organização, reflexão sobre prioridades e preparo para desafios futuros. Integrar conteúdos curriculares a programas complementares como o “Financinhas” potencializa a formação integral dos alunos, estimulando cidadania, consciência financeira e capacidade de tomar decisões de forma autônoma.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br

PESQUISA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

POR CATEGORIA

Arquivos

ESCOLHA POR DATA

Categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS