
A turma do 3º Ano “A” (vespertino) do Ensino Fundamental do Centro Educacional de Aracruz (CEA) transformou a sala de aula em um movimentado centro comercial no dia 3 de outubro – ocasião em que a Matemática ganhou vida. Sob a orientação da professora Jéssica de Jesus Pinto Sodré, os alunos realizaram o “Bazar Monetário”, uma atividade prática desenvolvida para consolidar o aprendizado sobre o sistema monetário e operações matemáticas básicas, como soma, subtração, multiplicação e divisão.



O projeto permitiu que as crianças vivenciassem situações reais de compra e venda. Durante o bazar, elas praticaram os valores do dinheiro, utilizaram a subtração para calcular o troco, a soma e a multiplicação para o cálculo de preços, além de desenvolverem noções de divisão e distribuição de valores. Para a atividade, cada estudante levou brinquedos para doação, que foram então “comercializados” entre os colegas, promovendo não apenas o raciocínio matemático, mas também a cooperação e a solidariedade.



Durante a atividade, os alunos puderam aplicar conceitos matemáticos de forma concreta. O estudante Juan Jardim Guimarães Filho demonstrou grande animação com suas aquisições e compartilhou que uma das maiores lições foi aprender a passar o troco corretamente. Já Antonio Lucas Mello Caliman mostrou que a Matemática também pode ser um gesto de carinho ao comprar brinquedos para si e para a irmãzinha, compreendendo na prática o conceito de divisão. A aluna Alice Cavaglieri Balestrero também se destacou, demonstrando autonomia ao calcular o troco com precisão durante suas vendas.



Para a professora regente, Jéssica Sodré, o objetivo da atividade foi plenamente alcançado. “A atividade foi muito proveitosa, despertando o interesse dos estudantes e tornando o aprendizado da Matemática significativo e divertido”, afirmou a docente do CEA. O “Bazar Monetário” mostrou que, quando a teoria sai dos livros e ganha vida, o conhecimento se fixa de maneira mais profunda e alegre, preparando os alunos não apenas para provas, mas para situações do cotidiano. Essa iniciativa é mais um exemplo de como metodologias ativas podem transformar o ambiente escolar, tornando o conteúdo mais acessível e estimulante para os estudantes.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br