Aprendizagem além da sala de aula: Estudantes do CEA exploram Palácio Anchieta e Assembleia Legislativa

Fotos: Divulgação

Cerca de 110 alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional de Aracruz (CEA) participaram, no dia 1º de abril, de uma enriquecedora aula de campo em Vitória (ES), acompanhados pelos professores Fernanda Rodrigues Wolkartt (História), Matheus Pignaton Nascimento (Geografia) e Dulcineia Ruy Nossa (Arte), com o apoio dos docentes Anderson Casais (Inglês) e George Scarpat Giacomin (Matemática).

Durante o passeio, os estudantes das turmas “A”, “B”, “C” e “D”, do período matutino, tiveram a oportunidade de conhecer dois importantes pontos da capital capixaba: o histórico Palácio Anchieta, localizado no Centro de Vitória, e a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), situada na Enseada do Suá. Com essa aula de campo, os alunos do CEA puderam aprender, na prática, sobre a história, a política e a geografia do Espírito Santo.

A atividade teve como objetivo complementar os conteúdos trabalhados em sala de aula, por meio de uma proposta interdisciplinar envolvendo as disciplinas de “História”, “Geografia”, “Arte” e “Tecnologia e Inovação” – esta última ministrada pela professora Poliana de Barros Nunes. Foram abordados temas como os Três Poderes, a colonização do Espírito Santo, a transição do governo monárquico para o republicano e aspectos geográficos e históricos do Centro de Vitória durante a visita.

No Palácio Anchieta, sede do governo estadual e um dos prédios mais antigos em funcionamento no Brasil, os alunos do CEA foram conduzidos por historiadores e artistas que compartilharam a rica trajetória do local. Durante o tour, os estudantes exploraram ambientes como as ruínas da antiga Igreja de São Tiago, o salão inglês e a biblioteca, entre outros espaços que guardam séculos de história.

O grupo do CEA visitou, na Assembleia Legislativa, a Escola do Legislativo “Desembargador Antônio José Miguel Feu Rosa”, instituída pela Resolução 2.219/2004, com o objetivo de capacitar servidores e desenvolver ações educativas para o público em geral, especialmente os jovens. Foi nesse espaço que os alunos do CEA participaram de uma palestra com o professor Sergio Majeski, diretor da Escola do Legislativo.

Após a visita, o professor Majeski deixou uma mensagem de reconhecimento no Instagram da escola: “Eu sou o Sergio Majeski, diretor da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do ES. Ontem, recebemos dois grupos de alunos do CEA e quero parabenizar os professores e a escola pelos alunos que vocês têm. Muito educados, simpáticos e interessados. Essa não é apenas a minha impressão, mas de toda a nossa equipe. Obrigado e voltem sempre”.

O CEA respondeu com gratidão: “Agradecemos pelo carinho e reconhecimento. Ficamos felizes que a visita à ALES tenha sido proveitosa e que nossos alunos tenham demonstrado interesse, refletindo os valores que cultivamos. Essa parceria com a Escola do Legislativo é importante para aproximar os jovens da dinâmica do Estado. Agradecemos a receptividade da equipe da ALES e estamos abertos a futuras colaborações”.

Segundo o professor Matheus Pignaton Nascimento, a aula de campo ajudou os estudantes a compreender a relação entre os organismos internacionais e as políticas locais: “As visitas ao Palácio Anchieta e à Assembleia Legislativa permitiram observar o funcionamento dos Poderes Executivo e Legislativo, conectando essas estruturas à governança estadual e à influência de entidades como a ONU e a OMS. Assim, os alunos desenvolvem uma visão crítica sobre cooperação global e cidadania consciente”, explicou. A atividade combinou teoria e prática para enriquecer o aprendizado.

A professora Dulcineia Ruy Nossa considerou a visita “enriquecedora e bem estruturada”, destacando que os estudantes do CEA vivenciaram o patrimônio histórico e político do Estado. No Palácio Anchieta, conheceram a arquitetura e a importância do local, enquanto, na Assembleia Legislativa, participaram de atividades interativas sobre o processo legislativo, despertando o interesse pela política e pela cidadania.

O professor George Scarpat Giacomin afirmou: “Foi gratificante ver o interesse e a curiosidade dos alunos diante de temas tão fundamentais”, referindo-se à visita pedagógica ao Palácio Anchieta e à Assembleia Legislativa do Espírito Santo com o 9º Ano do CEA. Ele destacou a importância da atividade para a formação de cidadãos críticos e o enriquecimento histórico sobre o Estado.

Ana Clara Puget Lopes, aluna do 9º Ano “A”, afirmou que o passeio foi “muito legal e rico em aprendizados”, reforçando conteúdos vistos em aula e elogiando a organização, destacando o acompanhamento da equipe. Ela ainda expressou interesse em mais atividades como essa: “Eu gostaria de mais passeios como esse durante o ano”.

Maria Emília Wolkartt Sirtoli, também estudante do 9º Ano “A”, elogiou o passeio por ser bem planejado e divertido, destacando o acolhimento nos locais visitados e os guias que complementaram o conteúdo escolar: “Foi muito bom e organizado. Fomos bem recebidos em todos os lugares. Quero que aconteçam mais passeios como esse, para nos divertir e aprender mais”, disse, animada.

Bernardo dos Santos Castro, aluno do 9º Ano “B”, afirmou que a aula de campo no Palácio Anchieta e na Assembleia Legislativa foi “uma experiência incrível, na qual aprendi muitas coisas novas, como arte, cultura capixaba e política, que jamais esquecerei”. Ele ainda destacou o passeio como uma oportunidade valiosa e inesquecível de aprendizado.

Por fim, a aluna Beatriz Miranda Negri, do 9º Ano “B”, afirmou que a experiência foi inesquecível, especialmente pelo reconhecimento no Plenário, e destacou o aprendizado sobre a história do Estado: “Gostei muito do passeio, foi muito bom. Nunca tinha ido ao Palácio nem à Assembleia. Aprendi sobre a história do local e visitei duas igrejas lindas”, relatou, encantada com os espaços descobertos.

Um dos momentos mais interativos da visita a Assembleia Legislativa foi a simulação de uma Sessão Extraordinária, na qual os estudantes do CEA assumiram o papel de deputados estaduais. Eles participaram da eleição da mesa diretora, elaboraram e votaram um Projeto de Lei, vivenciando, na prática, o funcionamento do Poder Legislativo. Durante essa vivência, os estudantes também acompanharam o trabalho do deputado Alcântaro Filho por meio do programa Deputado Jovem.

Mais do que um passeio, a aula de campo foi uma oportunidade de aprofundar o conhecimento, desenvolver o senso crítico e fortalecer a formação cidadã dos alunos, que voltaram para casa com aprendizados que vão muito além dos livros. Para o CEA, a aula de campo também foi uma oportunidade valiosa de consolidar o aprendizado teórico com vivências práticas, reforçando o compromisso da escola com uma educação que vai além da sala de aula.

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