CEA: Professora de Análise Linguística utiliza textos dos alunos como ferramenta didática

CEA adota abordagem inovadora para o ensino de Língua Portuguesa. Fotos: Divulgação

As salas do 7º Ano do Ensino Fundamental e da 2ª Série do Ensino Médio do Centro Educacional de Aracruz (CEA) têm sido palco de um método pedagógico inovador, em que os próprios textos dos alunos se tornam peças fundamentais no processo de aprendizado. Sob a tutela da professora de Análise Linguística e Produção de Texto Nuciala Mognato Tureta os estudantes estão imersos em um processo de escrita ativa.

Tudo começou após uma Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa, que serviu como ponto de partida para a jornada de escrita dos alunos, já que demonstrou as suas fragilidades textuais. Nas aulas, a professora dá os retornos individualizados e cada aluno é guiado em seu próprio ritmo de aprendizado.

Nuciala explica que a estratégia de trabalhar com a produção textual de cada estudante, sobretudo explorando a linguagem culta, permite uma evolução mais rápida e significativa. “Observar a escrita de forma individualizada nos permite identificar os desafios de cada aluno. Ao abordar esses desafios de maneira direcionada, conseguimos motivá-los a escrever e ver avanços concretos em seu desempenho”, afirma a professora.

O embasamento científico para essa abordagem é fornecido pela neurocientista Claudia Aguirre, residente na Califórnia. Segundo ela, estudos recentes indicam que escrever em cursivo ativa áreas neurais específicas que facilitam o aprendizado e o desenvolvimento da linguagem, em comparação com a digitação. Esta abordagem pedagógica, aplicada pela prof.ª Nuciala, busca proporcionar um ambiente de aprendizado que aproveite ao máximo os recursos cognitivos dos alunos.

“Aqui no CEA, as aulas de Análise Linguística e Produção de Texto são cuidadosamente planejadas para oferecer aos alunos condições de expressão tanto em contextos formais, quanto informais. É fundamental que eles compreendam como pequenos equívocos na escrita podem comprometer a clareza e os objetivos comunicativos de um texto”, destaca Nuciala.

Um aspecto particularmente interessante desse método é a utilização dos próprios textos dos alunos como material didático. “Os estudantes se sentem engajados e motivados ao verem suas próprias produções sendo discutidas em sala de aula. Às vezes, até disputam entre si para ver quem terá seu texto analisado. A prática regular da escrita, aliada ao retorno construtivo, têm tornado o ato de escrever uma experiência prazerosa e desafiadora para os alunos do CEA”, revela a docente.

Com essa abordagem centrada no estudante e na prática constante da escrita, o Centro Educacional de Aracruz está redefinindo os padrões de ensino de Língua Portuguesa, preparando seus alunos não apenas para o domínio linguístico, mas também para a confiança e autonomia na expressão de suas ideias.

O CEA reafirma seu compromisso com a excelência educacional, adotando práticas inovadoras que estimulam o desenvolvimento integral dos estudantes. A iniciativa da professora Nuciala Tureta é um exemplo claro desse comprometimento, promovendo não apenas habilidades linguísticas, mas também o gosto pela escrita e pelo aprendizado.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br

PESQUISA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

POR CATEGORIA

Arquivos

ESCOLHA POR DATA

Categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS