
Foi dado o pontapé inicial no Projeto “Consciência, Cor e Arte”, idealizado pela professora da área de Linguagens, do Centro Educacional de Aracruz (CEA), Lidimara Soares Monteiro, na terça-feira (04/04). O projeto acontecerá ao logo do ano de 2023 de forma interdisciplinar envolvendo as turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental a 3ª Série do Ensino Médio, abordando a História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, conforme a Lei 11.645, de 10 de março de 2008.
Na ocasião, “Consciência, Cor e Arte” foi apresentado aos estudantes dos 6º, 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental pela professora Lidimara. O evento de apresentação aconteceu no auditório da escola e contou com a palestra “A luta antirracista no Brasil”, ministrada pela psicóloga e professora do curso de Psicologia da FAACZ, Stéfani Martins Pereira, e pelas estudantes do 7º período, Maria Eduarda Marins Pereira e do 9º período, Thalia Fantin de Oliveira.
Durante a palestra, foram explicados alguns conceitos aos alunos do CEA, como, por exemplo, a definição de racismo, o mito da democracia racial, violências e microviolências, as conquistas alcançadas e novas lutas. Também foi abordado pelas palestrantes, com os estudantes, a diferença entre racismo de origem e de marca, bem como apresentados dados sobre o racismo em números.
Segundo a professora Lidimara, o “Consciência, Cor e Arte” visa promover a valorização da cultura negra, sendo um projeto transformador de estudantes do Ensino Fundamental e Médio. “Esperamos com esse projeto promover a igualdade racial, valorizar a cultura negra e indígena. Conscientizar os nossos alunos acerca da importância da luta contra o racismo entre os jovens, adolescentes e crianças, gerando uma consciência cidadã nos estudantes”, pontuou Monteiro.
Além disso, de acordo com a docente do CEA, o projeto tem como um de seus objetivos analisar a importância da história da vinda dos negros africanos ao Brasil e à América trazidos na condição de escravos e suas consequências atuais; entender as consequências do Racismo Institucional e Racismo Estrutural atualmente para o povo negro no Brasil e no mundo; analisar discursos visuais e questões estéticas a fim de desconstruir padrões, preconceitos.
O projeto tem ainda como finalidade, opinar acerca do tema “Vidas Negras Importam” e suas implicações; debater situações cotidianas de racismo estrutural; refletir sobre o engajamento pessoal nessa luta contra o racismo e o empoderamento do povo negro; promover e estimular o desenvolvimento do olhar crítico e o processo criativo dos alunos em prol da transformação da realidade de diálogos, tanto com os estudantes, quanto com a comunidade.
Para abrilhantar o lançamento do “Consciência, Cor e Arte” a aluna Ana Clara de Bessia Monteiro, do 9º Ano, turma B, do Ensino Fundamental do CEA declamou o poema “Me gritaram negra” de autoria da poeta afro-peruana, Victoria Santa Cruz. Já os alunos dos 9º Anos, turmas A, B e C foram responsáveis por dar voz, no coro, em alguns trechos do poema apresentado.
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