Beatriz Ferraz dos Santos Petry (23) terminou a sua graduação em Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em junho de 2021. E, tão logo concluiu a graduação, já foi aprovada em primeiro lugar no programa de Residência Multiprofissional em Psicologia, Urgência e Emergência, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Além de ter sido aprovada na UNIFESP Beatriz também foi aprovada na Residência no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e, ainda, em um Programa de Bolsas para cursos de especialização Lato Sensu do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

Rotina de estudos
Beatriz é ex-aluna do Centro Educacional de Aracruz (CEA). Estudou na escola do 6º Ano do Ensino Fundamental II a 2ª Série do Ensino Médio e contou como foi a sua rotina de estudo para ser aprovada na Residência da UNIFESP: “Decidi que iria fazer residência faltando uns dois anos para terminar a faculdade, desde então pesquisei as melhores e os locais onde poderia prestar o exame”, relatou.
De acordo com a ex-aluna do CEA, as vagas para Psicologia ainda não são numerosas, e conhecendo o nível das provas, entendeu que sua rotina de estudos deveria ser constante, como se preparar para um vestibular ou concurso.
“Selecionei dois editais de duas universidades diferentes, que me serviriam de base para estudar, para todas as provas. Montei uma planilha no Excel sobre cada tema, dividida em quatro passos: ler o texto de referência, fazer um resumo, resolver questões de exames anteriores da banca e assistir vídeo aulas. Aos finais de semana, refazia provas antigas, de diversas universidades, para me acostumar com os diferentes tipos de questões”, explicou Beatriz.
Entre novembro de 2021 e janeiro de 2022 aconteceram as provas para a Residência. Durante esse período, Beatriz intensificou a sua rotina de estudos e montou um cronograma, estudando das 9 às 18 horas, ao mesmo tempo em que iniciou uma pós-graduação em Saúde Pública, que lhe ajudou a conhecer um pouco mais sobre o tema, e construir uma lógica de raciocínio importante para a execução das provas.
Superando desafios
De acordo com Beatriz um dos principais desafios que teve que superar para passar na Residência foi manter a rotina de estudos a longo prazo, por mais cansativa que fosse.
“Neste último ano me casei, terminei a faculdade, os estágios, entreguei o TCC, iniciei uma pós, então no meio de todos esses acontecimentos, precisei ter muita disciplina, pois diferentemente do ano em que estudei, por exemplo, para passar no vestibular, agora também havia outras responsabilidades que me demandam também tempo e esforço”, avaliou Beatriz.
O futuro profissional além da Residência em Psicologia
Quanto ao futuro, a ex-aluna do CEA é otimista: “Tenho boas expectativas, e não vejo a hora de começar o curso, conhecer diferentes colegas de profissão e de outras áreas, uma das coisas que mais me encantam no programa é a oportunidade de trabalhar com profissionais de diferentes áreas, e assim trabalhar de forma cada vez mais integral no fazer saúde”, afirmou.
As aulas de Residência na UNIFESP começam agora no mês de março e Beatriz já tem alguns planos organizados para o futuro: “Continuarei meus estudos, me preparando para prestar alguns concursos públicos ao final da Residência, e também melhorando meu inglês para prestar alguns processos seletivos de mestrado”, comentou.
Período de estudo no CEA
Beatriz afirmou que durante os anos em que estudou no CEA ela e todos os alunos da época ficaram muito próximos de toda a equipe, tanto dos professores, quanto dos outros profissionais.
“Fico muito feliz em saber que alguns dos excelentes professores que tive, ainda permanecem na instituição. Tenho certeza que estão marcando a vida de diferentes alunos. Posso dizer com convicção que diferentes professores me marcaram muito, sempre fomos muito bem acolhidos”, disse a ex-aluna.
Sobre o CEA ter ex-alunos fazendo faculdade, especializações, mestrado ou doutorado e, consequentemente, trilhando um caminho na área educacional Beatriz disse estar muito contente.
“Muitos antigos colegas de classe, amigos, hoje estão trilhando carreiras incríveis, não são raros os momentos, em que mesmo longe, os vejo obtendo diferentes conquistas. É muito legal quando você percebe que diferentes oportunidades surgiram, e que tivemos uma mesma base, que nos deu subsídio para que pudéssemos, cada um de acordo com seus sonhos e metas, ir construindo suas carreiras, e vidas”, avaliou a ex-aluna do CEA.
Para os estudantes do CEA que estão concluindo o Ensino Médio Beatriz deixa o seguinte recado: “Tenha um objetivo e em tudo que você fizer, faça bem feito, seja uma lição de casa, uma prova, uma apresentação, se dedicando nas pequenas coisas é onde você se prepara para maiores responsabilidades, sejam nos estudos ou no trabalho, e é também, o que vai lhe oferecer prestígio, confiança, frente aos professores, colegas de trabalho, amigos, que podem vir a contribuir para diferentes oportunidades no futuro”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br