
Os alunos da 2ª Série do Ensino Médio do CEA (Centro Educacional de Aracruz), nas aulas de Literatura, têm discutido sobre obras do Romantismo Brasileiro e sobre o contexto histórico em que essas obras foram escritas (Século XIX). Por esse motivo, o tema “Escravidão” foi debatido, e foi possível notar que resquícios dessa desumanidade ainda existem no Século XXI.
Considerando a importância de falar sobre esse problema social, a professora responsável pela disciplina, Nuciala Mognato Tureta, promoveu um debate sobre “Trabalho escravo contemporâneo”.
A turma pesquisou notícias que exemplificam trabalho em condições análogas à escravidão e, numa roda de conversa online, as pesquisas foram socializadas com a turma. Os alunos, orientados pela professora, foram apontando causas, consequências e possíveis intervenções que poderiam ser realizadas a respeito dessa problemática (já pensando em prepará-los para a redação do ENEM).
Na ocasião, os educandos foram indicando filmes, séries e documentários que retratam essa temática. “A escola tem um papel social muito importante para a formação cidadã e moral dos alunos. É imprescindível que a Literatura colabore com esse processo. Sentimentos como empatia, solidariedade e justiça puderam ser desenvolvidos durante a aula”, declarou a professora.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br